Na execução do exercício de encolhimento de ombros na polia, os músculos elevadores da escapula serão acionados tanto na fase concêntrica como excêntrica do movimento.
Quais os músculos que serão acionados durante a fase concêntrica e excêntrica do exercício do encolhimento de ombros na polia?
Para a execução do encolhimento de ombros na polia, o personal trainer deverá primeiramente orientar o seu cliente a posicionar-se de frente para a polia. Em seguida, deverá solicitar que ele (cliente) realize a pegada na barra, posicionando as mãos sobre a barra aproximadamente da largura dos ombros. Na sequência, o personal trainer deverá orientar que o seu cliente realize um afastamento lateral e anteroposterior dos pés. Ambos posicionamentos, tem por objetivo estabilizar o corpo para a execução do exercício. Por fim, o cliente deverá ser orientado a manter as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral preservadas. Realizado esse posicionamento descrito acima, o cliente estará apto para iniciar a execução do encolhimento de ombros na polia.
Para isso, o personal trainer deverá orientar o seu cliente durante a fase concêntrica a executar um movimento de elevação dos ombros, vencendo a resistência, advinda das placas de peso. Ao realizar esse movimento (elevação dos ombros), consequentemente ocorrerá uma elevação das escapulas. Diante disso, para executar os movimentos descritos acima, ocorrerá o acionamento em contração concêntrica dos músculos trapézio fibras superiores ou descendentes, elevador da escápula e romboides maior e menor.
Já durante a fase excêntrica do movimento, o cliente deixara-se vencer pela resistência. Assim, ela (resistência) produzirá o movimento de depressão escapular e dos ombros. Diante disso, o cliente deverá frear esse movimento produzido pela resistência. Portanto, nessa fase do exercício ocorrerá a solicitação dos mesmos músculos que são acionados durante a fase concêntrica (trapézio fibras superiores, elevador da escápula e romboides). Entretanto, nesta fase esses músculos irão realizar uma contração excêntrica, para frear o movimento de depressão escápula e dos ombros produzido pela resistência.
Quais os músculos que deverão relaxar ou alongar, principalmente durante a fase concêntrica do exercício de encolhimento de ombros na polia?
Como descrito acima no texto, durante a fase concêntrica do encolhimento de ombros na polia, o cliente deverá realizar os movimentos de elevação das escapulas e dos ombros. Dessa forma, para que esses movimentos venham a ocorrer os músculos que realizam o movimento de depressão escapular deverão alongar ou relaxar. Diante disso, durante essa fase do exercício (fase concêntrica) os músculos trapézio fibras inferiores ou ascendentes, peitoral menor e serrátil anterior deverão relaxar para que se possa produzir de forma adequada o movimento de elevação das escápulas e dos ombros.
Por fim, é necessário reforçar, que durante a fase excêntrica do movimento quem produzirá o movimento de depressão das escápulas e dos ombros é a resistência, ou seja as placas de peso. Assim, os músculos depressores escapulares (trapézio fibras inferiores, peitoral menor e serrátil anterior) não serão acionados para produzir esse movimento.
Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam quais músculos que são acionados durante fase concêntrica, excêntrica e os antagonistas na execução do exercício de encolhimento de ombros na polia.