O que é plano transversal?
Este na literatura é definido como um plano que “dividi” o corpo em parte superior e inferior. Em livros é possível observar a representação do plano transversal na altura da região pélvica, pois entende-se que assim se tem uma distribuição de massas proporcional entre parte superior e inferior.
Entretanto, o plano transversal pode ser deslocado de forma imaginária para qualquer articulação corporal, e assim se pode identificar quais movimentos articulares que ocorrem neste plano.
Quais os movimentos articulares que ocorrem no plano transversal?
Para que os movimentos articulares sejam classificados como ocorrendo no plano transversal, o mesmo (movimento) deverá de forma imaginária tangenciar o plano. Diante disso, os movimentos que ocorrem nas articulações no plano transversal são denominados de aduções e abduções transversais. Assim, adução e abdução do ombro, quadril.
Além disso, os movimentos de rotações como cervical, da coluna vertebral, ombro, quadril também ocorrem no plano transversal.
Qual o eixo do plano transversal?
Para definir o eixo de um de terminado plano de movimento, é necessário que este (eixo) forme um ângulo de 90° com o plano. Portanto, no caso do plano transversal o eixo é o longitudinal.
Quais os exercícios que são realizados no plano transversal com o eixo longitudinal?
No treinamento resistido com pesos ou musculação existem vários exercícios que são realizados no plano transversal. Entre eles podemos citar o crucifixo reto, crucifixo invertido, cadeira adutora e abdutora e, exercício para manguito rotador. Obviamente, outros exercícios também são realizados neste plano, citados alguns para ilustrar.
Alunos, analisem a vídeo aula