Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Cinesiologia do movimento

Par Anatômico Antagônico na Flexão e Extensão do Quadril

Please log in or register to do it.

Em qual plano e eixo ocorrem os movimentos de flexão e extensão do quadril?

A articulação do quadril, ou coxofemoral produzem vários movimentos em diferentes planos e eixos. Entretanto, o movimento de flexão e extensão ocorrem no plano sagital, que é aquele plano que dividi o corpo em lado direito e esquerdo. Por sua vez, o eixo imaginário dos movimentos no plano sagital é o lateto lateral. Portanto, em resumo os movimentos de flexão e extensão ocorrem no o plano sagital e tem como eixo o latero lateral.

Quais os músculo que produzem esses movimentos?

Para compreender quais músculos produzem esses movimentos é necessário entender a sua localização em relação ao eixo. Ou seja, em um visão lateral, os músculos que cruzam a articulação e estão a frente do eixo como é o caso do reto femoral, iliopsoas, sartório e tensor da fáscia lata que são os principais flexores do quadril, tem seu ventre musculares passando anteriormente ao eixo latero lateral. Portanto, tem a capacidade de realizar a flexão do quadril.

Por outro lado os músculos que em uma vista lateral tem seus ventres musculares localizados posteriormente em relação ao eixo latero lateral, como é o caso do glúteo máximo, bíceps femoral cabeça longa, semitendinoso e semimenbranoso, tem a capacidade de produzir a extensão do quadril.

Portanto, esses músculos citados formam uma par anatômico antagônico na articulação do quadril?

Mas, por que eles forma um par anatômico antagônico no quadril?

Pelo simples fato de que quando os flexores do quadril contraem para produzir o movimento de flexão do quadril, os extensores terão que relaxar ou ceder para permitir o movimento. Por outro lado, quando os extensores do quadril contraem os flexores terão que relaxar ou ceder para permitir que o movimento ocorra. Assim, essa dinâmica de contração e relaxamento caracteriza um par anatômico antagônico.

Alunos, analisem a vídeo aula.

Variações no Push- Up (apoio no solo) - Ativação do peitoral, deltoide e tríceps
Par Antagônico Anatômico na Articulação do Joelho

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors