Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Eletromiografia

Porção Clavicular do Peitoral – Por que atua na flexão do ombro?

Please log in or register to do it.

Quais os pontos de origem e inserção do músculo peitoral maior?

As fibras que constituem o músculo peitoral maior não apresentam a mesma direção e sentido. Dessa forma, do ponto de vista cinesiológico o peitoral maior é “dividido” em três porções ou feixes de fibras. Ou seja, em porção/feixe clavicular, esterno e costal.  Cada uma dessas porções/feixes do peitoral maior apresentam um ponto de origem e inserção diferentes. A seguir no texto, será descrito os pontos de fixações (origem e inserção) de cada porção/feixe do peitoral.

A porção/feixe clavicular do peitoral tem sua origem localizada na metade medial da clavícula. Já sua inserção está localizada na crista do tubérculo maior do úmero. Assim, as fibras da porção/feixe clavicular apresentam uma direção horizontal com um sentido obliquo.

A porção/feixe esternal tem sua origem localizada no osso esterno e nas cartilagens da primeira a quinta costelas. A sua inserção está localizada também no crista do tubérculo maior do úmero, porém em uma região mais medial em relação a inserção da porção/feixe clavicular que encontra-se mais inferior.  Dessa forma, as fibras que constituem essa porção/feixe estão em uma direção horizontal e com um sentido mais oblíquos para cima. Já as fibras mais superior estão em um sentido oblíquo e para baixo nas fibras mais inferior dessa porção/feixe do peitoral.

Por fim, a porção/feixe costal tem sua origem localizada na aponeurose do músculos obliquo externo e na cartilagem da sexta costela. Já sua inserção está localizada como as outras porções/feixes na crista do tubérculo maior do úmero porém, em uma posição superior em relação a inserção da porção /feixe costal e clavicular. Já sua fibras encontra-se em um sentido oblíquo de cima para baixo.

Assim, o peitoral maior como um todo tem a capacidade de realizar o movimento de adução transversal ou frontal do ombro. No entanto, em virtude do diferentes sentido e posicionamento em relação ao eixo de movimento as fibras, particularmente o feixe clavicular e esternocostal tem a capacidade de realizar movimentos diferentes e antagônicos no plano sagital.

Quais os movimentos produzidos pela porção/feixe clavicular do peitoral maior?

O músculo peitoral como um todo é motor primário do movimento de adução horizontal dos ombros e rotação medial do ombro em sinergismo com os músculos latíssimo do dorso, deltoide feixe clavicular/anterior, redondo maior e subescapular. Ou seja, quando realiza-se o movimento de adução horizontal do ombro será solicitado todas as porções/feixes do peitoral maior.

Agora analisando particularmente a porção/feixe clavicular em virtude do ponto de origem e inserção e sentido das fibras, além de participar da adução horizontal do ombro também atuará no movimento de flexão dos ombros em sinergismo com deltoide clavicular/anterior, coracobraquial e bíceps braquial cabeça longa. Esta capacidade de realizar o movimento de flexão ocorre também porque suas fibras estão acima do eixo latero lateral do movimento que ocorre no plano sagital. Portanto, tem a capacidade auxiliar neste movimento.

Por outro lado, durante a flexão do ombro, as fibras mais inferiores, isto é, o feixe esternocostal irão relaxar, ou seja serão antagonista. Isto ocorre, em virtude que a direção e sentido e também porque sua fibras estão abaixo do eixo latero lateral.

Mas, qual os movimento que o feixe esternocostal ou inferior do peitoral maior também produz?

Por fim, a porção/feixe costal além de obviamente participar dos movimentos de adução horizontal e rotação medial do ombro, também participar de outro movimento. Ou seja, participará do movimento de adução frontal do ombro em sinergismo a porção/feixe esternal do peitoral, latíssimo do dorso, redondo maior, coracobraquial e bíceps braquial cabeça curta. Além disso, também atuará no movimento de extensão do ombro em sinergismo com o deltoide posterior, latíssimo do dorso, redondo maior e tríceps braquial cabeça longa

Assim, a capacidade dessas fibras para participar da extensão ocorre em virtude da direção e sentido das fibras e pprinciplamente em virtude das mesmas (fibras) estarem abaixo do eixo latero lateral. Por fim, neste movimento (extensão) as fibras claviculares serão antagonistas, pois estão acima do eixo latero lateral.

Qual a aplicação prática deste conhecimento cinesiológico?

Portanto, quando o cliente estiver realizando o movimento de flexão do ombro, como em uma elevação frontal, o feixe clavicular do peitoral maior estará atuando em sinergismo com o motor primário, que é o deltoide anterior.

Já em um movimento de o pulldow com tronco reto, mais ou menos inclinado e, no pullover com barra, halter ou no cabo o peitoral fibras inferiores estará atuando em sinergismo. Estes conhecimento são importantes para um melhor parcelamento do treino.

Alunos, analisem a vídeo aula

Quais Conhecimentos Necessários Para Atuar Como Personal Trainer?
Tríceps Cabeça Longa - Quais Movimentos ela participa?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors