Juntar os pés aumenta a atividade eletromiográfica no prancha abdominal com bola.
Nas ultimas vídeos aulas ficou muito claro ao realizar a prancha abdominal com bola que a atividade do reto abdominal tem um aumento significativo em relação a execução da prancha clássica. Este comportamento parece ocorrer em virtude da maior instabilidade gerado ao adicionar o implemento bola suíça a execução da prancha. Um ponto importante a salientar é que esta atividade eletromiográfica passa a ser ainda maior quando se posiciona a bola nos membros superiores em relação aos inferiores.
Um outro fator que pode influencia no grau de dificuldade e consequentemente atividade eletromiográfica ao realizar um determinado exercício é a distância entre os membros que estão em contato com o solo. Ou seja, essa distância representa uma área de estabilidade para o corpo. Portanto, quanto menor a distância entre os membros em contato com o solo, menor será e estabilidade gerada. Por outro lado, quanto maior a distância, maior será e estabilidade corporal gerada.
Diante disso, se realizar a prancha abdominal com bola suíça com os pés próximos ou afastados altera a atividade eletromiográfica?
Nesta vídeo aula realizamos um experimento ao qual o modelo permaneceu por cinco segundos na prancha com a bola suíça nos membros superiores com os pés afastados (aproximadamente da largura dos quadris) e pês unidos.
Em resumo, ao realizar a prancha abdominal com os pés unidos, ocorreu um aumento de 39% na atividade eletromiográfica do reto abdominal em comparação a execução com pés afastados.
Então, qual a aplicação desta informação?
Diante disso, para proporcionar uma aumento na atividade eletromiográfica e assim a tensão muscular gerada no exercício em questão, uma estratégia poderia ser solicitar para que o cliente junte os pés durante a execução. No entanto, essa aproximação dos pés poderá ser realizada de forma abrupta ou até mesmo gradual.
Entendemos que para a segurança do exercício, essa estratégia poderá ser realizada de forma gradual, para que assim, se evite uma possível lesão ou qualquer outra intercorrência durante a execução do exercício. Porém, poderá ter clientes que mesmo realizando o aumento abrupto consiga conduzir de forma adequada e segura o exercício.
Alunos, analisem a vídeo aula!