Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Dissecando Prancha Abdominal

Tamanho da bola na prancha abdominal e atividade eletromiográfica

Please log in or register to do it.

Tamanho da bola na execução da prancha abdominal poderá alterar o grau de atividade muscular.

Por que o tamanho da bola pode alterar a exigência muscular?

A alteração do tamanho da bola parece estar vinculado ao grau de estabilidade gerado para a execução da prancha abdominal. Ou seja, quanto maior a bola, maior a área de contato com o corpo e solo, e consequentemente a estabilidade gerada para a execução do exercício. Por outro lado, quanto menor a bola, menor será o grau de estabilidade gerada, em virtude da menor área de contato com o corpo e solo.

No experimento desta vídeo aula observou-se que a bola maior proporcionar um maior acionamento muscular.  No entanto, um ponto muito importante para salientar, é que a pressão, ou seja o quanto a bola está cheia é muito importante para determinar o grau de estabilidade gerada. Isto é, independentemente do tamanho da bola, se a mesma estiver mais vazia a área de contato principalmente com o solo será maior, o que levará a produção de uma maior estabilidade. Diante disso, o acionamento muscula poderá ser menor. Por outro lado, quanto mais cheia estiver a bola, menor será área de contato com o solo, o que levará a uma maior instabilidade e consequentemente maior necessidade de ação muscular para estabilizar o corpo.

Treino_em_foco_tamanho_da_bola_prancha_abdominal

Qual a aplicação prática desta vídeo aula?

Portanto, caso o personal trainer esteja introduzindo a execução do exercício de prancha com bola para o cliente, talvez seja interessante iniciar com uma bola que esteja mais vazia, ou seja com um diâmetro menor para que facilite a necessidade de estabilização.

Já com o progressão da condição física, talvez incluir a execução com uma bola maior e mais cheia seja interessante para produzir um maior grau de instabilidade e assim exigência muscular.

Todavia, caso o personal trainer não tenha opções de tamanho de bola, talvez uma estratégia interessante seria manipular a posição da mesma, isto é aumentando a distância da bola em relação a coluna vertebral, o que repercutirá em um aumento do braço de momento da alavanca e consequentemente da exigência muscular.

Alunos, analisem a vídeo aula!!

Prancha abdominal com bola - Joelho no chão altera a atividade?
Por que ocorre anteversão da pelve na elevação pélvica?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors