Como realizar a prancha lateral?
Esta é uma variação da prancha abdominal que não é muito comum nas salas de treinamento resistido com pesos. Para realizar esse exercício, o indivíduo deverá se posicionar em decúbito lateral utilizando como apoio os pés e o seguimento braço. Em seguida, deverá realizar a elevação da região da pelve e permanecer na posição suspensa.
Quais músculos que são acionados durante a prancha lateral?
Obviamente o foco principal na realização da prancha lateral é o trabalho sobre a musculatura da parede abdominal. Assim, do lado convexo, ou seja, do lado que está próximo ao solo, ocorrerá a contração de forma isométrica do reto abdominal para que a pelve seja mantida alinhada com o tronco e membros inferiores. Portanto, o reto abdominal contrai de forma unilateral para que a pelve se mantenha alinhada.
Obviamente, é importante salientar que os oblíquos principalmente as suas fibras laterais para a execução deste exercício.
Mas, por que esse comportamento ocorre?
A explicação para esse fenômeno é que como todo o corpo sofre ação da gravidade, ao se posicionar em decúbito lateral ocorre e como se tem dois pontos de apoio (braços e pés) ocorre a tendência de inclinação lateral do tronco. Assim, para evitar que esse movimento venha a correr e portanto manter o alinhamento do corpo, ocorrerá o acionamento do reto abdominal de forma isométrica para evitar essa tendência de movimento.
Qual a aplicação prática?
Portanto, o personal trainer tem que ter em mente que ao prescrever a prancha abdominal lateral, ocorrerá o trabalho apenas do reto abdominal ao qual está próximo ao solo pra manter o alinhamento da coluna vertebral. Desta forma é necessário orientar o cliente a executar em seguida com o lado contralateral.