Para uma boa prática da calistenia é necessário que além de um nível adequado de força muscular o indivíduo apresenta boa mobilidade em determinadas articulações. Esse é necessidade principalmente ao realizar o exercício de Push-up ou flexão de braço. Ou seja, para realizar este exercício é necessário que o indivíduo apresente uma boa mobilidade de cintura escapular. Obviamente esses exercícios de mobilidade que serão descritos a seguir irão auxiliar em vários outros exercícios da calistenia.
Quais exercícios de mobilidade de cintura escapular são importante realizar para executar de forma correta o push-up?
Para esse objetivo existem algumas posições específicas para realizar a mobilidade de cintura escapular. Uma delas é a realização do exercício denominado de gato. Para isso, o indivíduo deverá realizar uma flexão toracolombar, imaginando em levar o estomago em direção as costas.
Um outro exercício é o inverso, ou seja, o indivíduo buscará realizar uma hiperextensão da coluna vertebral, portanto sendo o contrário ao qual descrito anteriormente. Além disso, buscará realizar uma adução e retração das escapulas para manter a postura.
Entretanto, para realizar de forma efetiva o exercício de push-up, é interessante também efetuar um trabalho de mobilidade para a articulação do punho.
Como realizar exercícios de mobilidade para a articulação do punho?
A mobilidade da articulação do punho é muito importante para que se consiga realizar o movimento de projetar o corpo para frente, onde para isso será exigido da musculatura extensora do punho, e para trás, onde para isso será exigido dos músculos flexores do punho.
Portanto, é possível realizar movimento de mobilidade para esta articulação projetando o corpo para frente e para trás através de uma contração dinâmica e manutenção isométrica da antebraço. Um ponto importante a salientar é que o indivíduo poderá estar em posição de quatro apoios. Também é possível realizar outras variações que foram apresentadas no vídeo.