Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Eletromiografia

Agachamento na parede ou Cadeira Chinesa produz ativação alta?

Please log in or register to do it.

O exercício de agachamento na parede também conhecido como cadeira chinesa é amplamente executado nas academias, quando se realiza treino para pernas.

Este exercício proporciona uma alta atividade eletromiográfica?

Nesta vídeo aula foi realizado um experimento onde o modelo ficava na posição da cadeira chinesa ou agachamento na parede por um determinado período. Assim, foi realizado o monitoramento eletromiográfico do músculo reto femoral.  Foi observado uma atividade de entre 10 a 14% ao longo da execução.  Portanto, do ponto de vista de % de atividade eletromiográfica esta amplitude é classificada como baixa.

Além disso, foi realizado a colocação de uma barra próximo a articulação do joelho do modelo. Mesmo aplicando uma quilagem de 30kg não ocorreu um aumento na atividade eletromiográfica. Por fim, posicionou-se a mesma barra com os 30kg, próximo ao quadril. Com isso, foi possível observar uma pequena elevação na atividade eletromiográfica, porém, não chegando a 20% de atividade.

Portanto, o que se pode afirmar diante dos resultados é que o exercício de cadeira chinesa ou agachamento na parede proporciona uma baixa atividade eletromiográfica do reto femoral, não passando a casa dos 20%.

Qual a aplicação prática desta informação?

Diante disso, entendemos que o exercício que este exercício não parece tão efetivo para trabalhar o músculo reto femoral. Existem duas possibilidades que podem explicar esse comportamento: 1) como a pelve é projetada contra a parede, parte da carga de esforço é sustentada por esse comportamento; 2)  em virtude do reto femoral ser um músculo biarticular, na posição do exercício ocorre um alongamento no joelho (está em flexão) e um encurtamento no quadril (está em flexão), assim, não ocorre um encurtamento e nem alongamento efetivo deste músculo, o que também pode contribuir para uma atividade eletromiográfica baixa.

Além disso, a junção de ambos fatores podem levar a essa atividade eletromiográfica baixa. Assim, em resumo o exercício de agachamento na parede ou cadeira chinesa não parece ser muito efetivo para trabalhar o reto femoral.

Assimetria de ativação muscular no Agachamento Isométrico na Parede
Exercícios de Mobilidade para Cintura Escapular e Punho

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors