Nas ultimas vídeos aulas observamos que o exercício de rotação para oblíquos com um barra sobre o trapézio não parece ser muito efetivo. Além disso, realizar movimentos de rotação toracolombar, com um peso nas costas não parece ser muito seguro para a coluna vertebral, pois estudos apresentam que este é o movimento que a coluna vertebral menos sustenta.
Então qual seria um exercício interessante para executar visando o trabalho de oblíquos?
Inicialmente, é necessário relembrar que os oblíquos quando agem de forma bilateral contribuem para a flexão toracolombar, junto com o reto abdominal. Diante disso, é necessário ter em mente que ao realizar flexão toracolombar, como o curl-up, sit-up ou qualquer outra variação abdominal já estará sendo produzido um trabalho para os oblíquos.
No entanto, caso o objetivo seja intensificar o trabalho para oblíquos, uma estratégia interessante seria a execução do exercício de prancha lateral. Todavia, ao realizar este exercício a contração será de forma isométrica, e não dinâmica como ocorre para a variação de rotação com barra nas costas. Um ponto importante a salientar é que ao realizar essa execução, não ocorrerá uma carga axial sobre a coluna vertebral, mas sim, uma carga translatória. Portanto, não produzindo compressão dos corpos vertebrais. Diante disso, se pode entender que é um exercício seguro.
Como aumentar a carga de esforço neste exercício?
Uma estratégia para aumentar a carga de esforço na prancha lateral, é o personal trainer aplicar resistência manual sobre a região da pelve do cliente. Ou seja, com o cliente já em posição de decúbito lateral, o personal trainer posicionara-se atrás do cliente e buscará através da força manual produzir o movimento de abaixar a pelve, proporcionando uma inclinação da coluna vertebral.
Obviamente, levando em consideração a progressão de carga, é necessário inicial com uma resistência manual leve, e depois ao longo do tempo intensificando a mesma, buscando, obviamente, o aumento da carga de esforço.
Alunos, analisem a vídeo aula.