Em praticamente todas as máquinas que compõem as salas de Treinamento Resistido com Pesos (TRP), existem travas de segurança, obviamente para que integridade física do cliente seja mantida.
Entretanto, muitos profissionais esquecem de orientar o cliente sobre esse aspecto. Ou seja, se foca primariamente na técnica de execução dos exercícios, na método de treino que será realizado, na quilagem que será aplicada entre outros aspectos. Obviamente, essas tomadas de decisões não estão equivocadas, mas é necessário antes mesmo de todas essas orientações citadas que se venha ter o foco na segurança, para que não ocorra nenhum tipo de incidente ou acidente.
Na visão do Treino em FOCO, como o profissional deverá proceder?
Como já mencionado acima, a primeira tomada de decisão é demonstrar e ensinar o cliente a utilizar as travas de segurança. Para deixar isso mais claro, podemos utilizar o exemplo do agachamento no Smith machine. Neste exercício, o personal trainer ou profissional que esta atuando na sala deverá incialmente, observar até que ponto o cliente consegue realizar a fase excêntrica, antes que venha a realizar uma retroversão pélvica. Assim, um pouco antes que entre em retroversão deverá limitar o movimento e então colocar a trava naquele ponto.
Como se pode observar é uma estratégia extremamente fácil para que se realize o ajuste do maquinário. Em resumo, entendemos que esse deverá ser a primeira ação tomada pelo profissional.
Alunos, analisem as colocações na vídeo aula.