Suplementos são amplamente utilizados principalmente por praticantes de musculação. Dentre os mais utilizados temos a creatina e whey protein.
Leia também: Iniciante deve suplementar?
Qual a resolução em relação a suplementos?
Neste início de ano, foi apresentado um projeto de lei que regulariza a possibilidade do profissional de Educação física realizar o aconselhamento para a utilização de suplementos alimentares. Antes de iniciar essa discussão, é necessário lembrar que o profissional que é habilidade para orientar e prescrever questões sobre questões de alimentação é o nutricionista.
O principal ponto é que o profissional de nutrição tem todo o conhecimento técnico-científico e prático principalmente não somente para orientar, mas também para prescrever a quantidade de cada alimento que o indivíduo precisa ingerir para atingir o seu objetivo principal. Portanto, diante dos termos legais esse é o único profissional que tem a capacidade de prescrever um plano de alimentação e também suplementos (tipo e quantidade) ideal para cada indivíduo.
Leia também: Suplementação com creatina, como ciclar?
Deixado claro esta parte, o que a resolução apresenta é que no estado de São Paulo, o profissional de Educação Física poderá realizar orientação, ou seja, propor para os seus clientes a utilização de suplementos para melhora do desempenho. Porém, não poderá prescrever. Como é de conhecimento de todos esta já é um prática amplamente realizada pelos profissionais de Educação Física, tanto dentro do ambiente de academia como fora.
Então, como o profissional de Educação Física deve proceder em relação aos suplementos?
Primeiro ponto salientar é que o profissional de Educação Física não tem o conhecimento técnica científico para realizar uma orientação assertiva sobre suplementos alimentares. Diante disso, caso o venha realizar, esta orientação deverá ser sucinta e superficial. Ou seja, aquela orientação que talvez a utilização de tal suplemento ajudaria no desempenho pode ser o ponto máximo ao qual o profissional de Educação Física poderá intervir.
Assim, entendemos que a melhor forma seria o sugestão para que o cliente procure auxílio de um profissional da área da nutrição, pois como comentado acima no texto ele (profissional da Nutrição) conseguirá orientar e prescrever da melhor forma possível.