Na mesa flexora alguns clientes podem produzir o movimento de anteversão pélvica e assim acentuar a curvatura de lordose lombar durante a fase concêntrica do movimento.
Leia também: Qual melhor forma de executar o exercício de Mesa Romana.
Por que essas alterações no posicionamento podem ocorrer na mesa flexora?
Apesar da maioria das pessoas já saberem, mas é importante reforçar a mesa flexora tem como intuito treinar o grupo isquiotibial (semitendinoso, semimenbranoso, bíceps femoral cabeça curta e longa).
No entanto, durante a execução é possível observar que alguns clientes, principalmente na metade para o final da fase concêntrica do movimento, produzem alteração no posicionamento pélvico. Ou seja, “entram” em anteversão pélvica e consequentemente acentuam a curvatura de lordose lombar, produzindo uma hiperlordose lombar.
Quilagem/peso excessivo que não esteja compatível com a atual condição do cliente pode ser um dos fatores a levar a esta alteração postural. Além disso, o reto femoral que é exigido alongamento tanto no quadril como no joelho, também poderá contribuir para a alteração na posição da pelve. Isto é, como este musculo tem um ponto de origem na espinha ilíaca antero inferior, e caso a mesa não seja tão inclinada, quando flexionar significativamente o joelho, este músculos atingirá o seu alongamento máximo. Diante disso, para permitir com que o movimento ocorra, a pelve será “girada” para permitir que o movimento no joelho continue a ocorrer.
Leia também: Qual a influência do posicionamento pélvico na mesa romana
Mas essas alterações lesionam na mesa flexora lesionam a coluna vertebral?
Ao produzir a hiperlordose lombar, ocorre redução no espaço intervertebral na face posterior do disco intervertebral. Este cenário, por sua vez, produz acentuação na pressão exercida sobre essa região do disco e consequentemente tendência de deslocamento anterior do núcleo pulposo.
Diante disso, até onde pudemos pesquisar não é possível afirmar ou não que este cenário levaria a algum tipo de lesão na coluna vertebral. No entanto, acreditamos que são cargas desnecessárias na coluna vertebral.
Alunos, analisem a vídeo aula!!!