O L-Sit é um excelente exercício para auxiliar na melhora e desempenho da execução do Handstand à Força.
Como se deve executar o L-Sit?
Para executar este exercício, o praticante deverá sentar ao solo, e em seguida posicionar os membros inferiores com uma leve flexão dos joelhos. Em seguida, deverá realizar uma flexão toracolombar, mantendo o abdome contraído e com uma retroversão pélvica. Por fim, as mãos deverão estar posicionadas no solo, com os membros superiores em direção aos joelhos.
Uma vez realizado esse posicionamento inicial, o praticante deverá buscar realizar o movimento de flexão do quadril durante a execução do exercício. É muito natural que não se observar uma amplitude de execução muito ampla neste exercício. Todavia, alguns indivíduos poderão apresentar baixa amplitude de movimento, ou até mesmo não conseguindo retirar os membros inferiores do solo. Diante disso, é importante que o profissional, realize uma adaptação do exercício.
Qual estratégia utilizar se o praticante apresentar dificuldade durante a execução?
Para permitir com que o praticante consiga realizar uma amplitude maior no L-Sit no início, uma estratégia poderá ser orientar para que execute com um flexão do joelho mais exacerbada. Com isso, a distância do centro de massa do seguimento pé, perna e coxa, estarão mais próximos do eixo de movimento, que é a articulação do quadril. Deste forma, o braço de momento da alavanca produzido, será menor. Consequentemente a exigência de força muscular também será menor.
Um outro aspecto que também poderá dificultar a execução do L-Sit, é uma falta de extensibilidade dos isquiotibiais que são biarticulares (semitendinoso, semimenbranoso e bíceps femoral cabeça longa). Este cenário poderá ocorrer em virtude que ao sentar ao solo estes músculos já são alongados na articulação do quadril, em virtude da flexão. E também ao estender os joelhos, serão alongados na articulação do joelho. Diante disso, poderão alcançar sua extensibilidade máximo, e portanto, podendo dificultar a acentuação da flexão do quadril.
Diante disso, uma estratégia seria realizar o movimento também com o joelho mais flexionado, ou com o tronco menos a frente. Além disso, de forma crônica, deveria ser trabalhado a melhora na extensibilidade desses músculos biarticulares citados.
Analisem a vídeo aula!!!