Você REALIZA avaliação antropométrica? Você sabe EXECUTAR CORRETAMENTE as medidas de dobra cutânea, na avaliação antropométrica?
Quer APRENDER as técnicas para efetuar corretamente a medida das dobras cutâneas?
No vídeo de hoje EXPLICAREMOS para vocês como efetivamente executar as medidas de dobra cutânea na avaliação antropométrica. No vídeo ANTERIOR mostramos e ensinamos como realizar a DEMARCAÇÃO dos pontos anatômicos ou antropométricos, já realizaram o treinamento de leitura do Adipômetro, já treinaram o MANUSEIO do aparelho, então agora precisamos fechar as duas coisas, ou seja, MANUSEAR o Adipômetro, e com as dobras que já estão previamente demarcadas efetivamente EXECUTAR as medidas de dobras, para avaliação antropométrica.
No momento da avaliação antropométrica, o AVALIADOR deverá rodar ao redor do seu cliente ou aluno para realizar as medidas de dobras cutâneas, e não ficar movimentando o CLIENTE. A primeira medida de dobra cutânea que iremos executar no vídeo é a SUBESCAPULAR, ou seja, SEGUIREMOS a mesma sequência da demarcação dos pontos anatômicos para a medida da dobra . Lembrando que a dobra cutânea Subescapular é medida no sentido OBLÍQUO, um cuidado especifico é: cuidar para não colocar os dedos indicadores e polegar, que são os dedos aonde você formará a dobra, não COLOCA-LOS exatamente na intersecção das duas linhas, porque se você colocar o dedo polegar e indicador na INTERSECÇÃO das duas linhas, no momento de posicionar o Adipômetro para fazer a medida, ele acaba ficando fora do PONTO IDEAL de medida.
Então a partir do ponto de INTERSECÇÃO das duas linhas, deverá ser posicionada a haste de medida do Adipômetro, você deverá PINÇAR a dobra com o dedo indicado e polegar UM CENTÍMETRO acima da intersecção das linhas. Após pinçar com os dedos, você DESTACARÁ a dobra, ai sim colocará o Adipômetro, e EFETUAR a medida da dobra cutânea na avaliação antropométrica. Lembrando que a ABERTURA que você terá que dar ente os dedos, dependerá do TAMANHO da dobra cutânea. Um outro ponto IMPORTANTE é o seguinte: você pinçará a dobra um centímetro acima da interseção das linhas, destacará a dobra cutânea, na sequencia posicionará o Adipômetro, ele não poderá ficar de forma CONTORCIDA sobre a dobra , ou seja, deverá acompanhar o SENTIDO da dobra cutânea que foi demarcada, tomar cuidado também para não ficar TORCENDO o Adipômetro para um lado e para o outro, pois isso gerará ERRO de medida da dobra cutânea, levando você a erro na avaliação antropométrica.
A sequência IDEAL é: pinçar um centímetro acima da interseção da linhas, destacar a dobra , colocar as hastes do Adipômetro sobre a intersecção das linhas, SOLTAR a haste móvel deixando a mola agir PRESSIONANDO a dobra, NÃO SOLTAR OS DEDOS, depois da leitura você retirará o Adipômetro, você deverá ainda estar PINÇANDO a dobra cutânea com os dedos, e só depois soltar o pinçamento .
Então seguidor, NÃO PERCA a vídeo aula de hoje do Treino em Foco e saiba como REALIZAR a medida CORRETAMENTE da dobra na avaliação antropométrica.