Extensão do cotovelo e hiperextensão do ombro são necessárias ao produzir alongamento para bíceps braquial
Alongamento para bíceps braquial qual a técnica que se pode realizar?
Como para qualquer músculo para realizar o alongamento é necessário realizar os movimentos contrários aos quais este grupo ou músculo realiza ao se contrair. Desta forma, o bíceps braquial como um todo produz o movimento de flexão do cotovelo e supinação. Mas ainda por sua vez, a cabeça curta do bíceps também consegue produzir o movimento de flexão do ombro.
Leia também: Músculos flexores do cotovelo
Diante disso, para alongar o bíceps braquial é necessário produzir o movimento de extensão do cotovelo, pronação do antebraço e hiperextensão do ombro. Assim, para isso, você poderá solicitar para que seu cliente sente em um banco, mantenha as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral preservadas. Em seguida, com os cotovelos estendidos, você produzirá, de forma lenta e paulatina, o movimento de hiperextensão do ombro.
Com isso, estará produzindo um trabalho de extensibilidade e elasticidade das fibras do bíceps braquial, tanto na cabeça longa como também curta.
Mas se quiser produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento como deverei proceder?
A literatura tem apresentado que para produzir um trabalho visando ganhos de extensibilidade e elasticidade das fibras musculares, é interessante distende-las até um ponto em que se tenha a percepção de dor leve a moderada e permanece no mínimo 30 segundos nesta posição. Com isso, se estará trabalhando os componentes plásticos. Portanto, se o objetivo é aumentar a extensibilidade e elasticidade essa estratégia é interessante.
Leia também: Análise Cinesiológica dos Flexores do Cotovelo
Por outro lado, caso o objetivo seja, manter os níveis de extensibilidade e elasticidade já adquiridos, já basta realizar o movimento até um ponto em que o cliente perceba um desconforto leve a moderado. Além disso, permanecer 15 a 20 segundos parece ser o suficiente.
Desta forma, avalie o seu cliente e aplique a “melhor” técnica ao qual se adeque a necessidade atual do seu cliente.
Analisem a vídeo aula!!!