A prancha abdominal é um exercício que tem como foco principal treinar os músculos da parede abdominal, sendo eles, reto abdominal, obliquo interno e externo.
A prancha abdominal alternada produz alteração na ativação muscular?
Na literatura especializada ou científica existe uma variedade de exercícios de prancha abdominal. Obviamente, o principal objetivo desses exercícios de prancha é de fato treinar os músculos da parede abdominal, independente das diferenças técnicas.
Entre as variações executadas, uma tem como característica a realização do movimento de extensão do quadril, isto é, a elevação do membro inferior para cima. Com isso, o indivíduo permanecerá em um apoio unipodal, isto é, somente com um membro inferior em contato com o solo. Desta forma, ocorre um aumento da ativação do músculo reto femoral e eretores da espinha do lado do membro inferior que está em contato com o solo.
Mas por que ocorre esse comportamento de ativação muscular?
Como a gravidade age sobre os seguimentos corporais do indivíduo e, assim sobre a região pélvica e quadril do mesmo ocorre uma tendência de extensão do quadril. Desta forma, como nesta variação ocorre apoio unipodal, ocorrerá maior exigência do reto femoral, que é uma flexão do quadril, para evitar com que a pelve estenda.
Já a maior ativação do longuíssimo, um dos componentes dos eretores da espinha, ocorre em virtude da co-contração gerada. Isto é ao realizar a extensão do quadril, ocorre aumento da ativação muscular dos músculos da parede abdominal e, dessa forma, um aumento do grau de contração muscular antagonista.
Qual a aplicação desta informação?
Para indivíduos que apresentam a alteração postural de hiperlordose lombar, anteversão pélvica ou as duas alterações em conjunto, a execução desta variação pode não ser interessante, em virtude da forte exigência do reto femoral, musculo ao qual poderá apresentar um encurtamento excessivo.
Analisem a vídeo aula!!!
Show