Para alongar o latíssimo do dorso é interessante realizar os movimentos de flexão, abdução do ombro, flexão/inclinação lateral da coluna vertebral.
Quais os movimentos que o latíssimo do dorso produz?
Inicialmente para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento de qualquer grupo muscular ou músculo, é necessário identificar quais movimentos este produz quando realiza encurtamento.
Diante disso, o latíssimo do dorso produz os movimentos de extensão, adução e rotação interna do ombro, onde é motor primário. Ainda também é capaz de contribuir com os movimentos de hiperextensão e flexão lateral da coluna vertebral.
Portanto, realizar esses movimentos descritos acima são interessantes para proporcionar o trabalho de alongamento ou flexionamento do latíssimo do dorso.
Então, quais exercícios podem ser realizados?
Como demonstrado no vídeo existem algumas possibilidades de realização de exercícios de alongamento ou flexionamento para o latíssimo do dorso. Todavia, existem algumas variações que podem ser realizadas utilizando o espaldar ou até mesmo no solo. No entanto, é importante relembrar que é importante que o personal trainer venha aplicar exercícios ao qual ele (personal trainer) esteja no controle do exercício e não o cliente.
Por que é importante realizar trabalho de alongamento ou flexionamento para latíssimo do dorso?
A realização de exercícios de alongamento é importante para todos os grupos musculares. Assim, mesmo o cliente não apresentado encurtamento ou retesamento do latíssimo do dorso pode ser interessante realizar um trabalho de alongamento para manter o grau de extensibilidade e elasticidade. Além disso, para realizar um trabalho de relaxamento para este músculo pode passar a ser importante.
Por outro lado, se o cliente está apresentando um grau de encurtamento muito grande deste músculo a aplicação de exercícios para melhora da flexibilidade é importante.
Analisem a vídeo aula!!