Peitoral maior é o principal musculo que produz o movimento de adução transversal ou horizontal do ombro.
Peitoral maior – quais os pontos de origem e inserção?
A porção/feixe clavicular do peitoral tem sua origem localizada na metade medial da clavícula. Já sua inserção está localizada na crista do tubérculo maior do úmero. Assim, as fibras da porção/feixe clavicular apresentam uma direção horizontal com um sentido obliquo.
Leia também: Músculos Peitoral Maior e Peitoral Menor
A porção/feixe esternal tem sua origem localizada no osso esterno e nas cartilagens da primeira a quinta costelas. A sua inserção está localizada também na crista do tubérculo maior do úmero, porém em uma região mais medial em relação a inserção da porção/feixe clavicular que encontra-se mais inferior. Dessa forma, as fibras que constituem essa porção/feixe estão em uma direção horizontal e com um sentido mais oblíquos para cima. Já as fibras mais superior estão em um sentido oblíquo e para baixo nas fibras mais inferior dessa porção/feixe do peitoral.
Por fim, a porção/feixe costal tem sua origem localizada na aponeurose do músculos obliquo externo e na cartilagem da sexta costela. Já sua inserção está localizada como as outras porções/feixes na crista do tubérculo maior do úmero porém, em uma posição superior em relação a inserção da porção /feixe costal e clavicular. Já sua fibras encontra-se em um sentido oblíquo de cima para baixo.
Por que o principal movimento que todo o peitoral maior produz é adução transversal ou horizontal do ombro?
Leia também: Análise Cinesiológica do Peitoral Maior
Ao realizar a análise vetorial de todas as fibras do peitoral maior, quando o peitoral maior contrai como um todo o principal movimento produzido é a adução transversal ou horizontal do ombro. Assim, com este movimento ocorrerá uma abdução escapular, o que é classificado na cinesiologia como o ritmo escapuloumeral.
Então, como trabalhar o peitoral maior?
Leia também: Crucifixo produz maior ativação do bíceps
Diante do conhecimento de qual movimento peitoral maior produz para treina-lo é necessário produzir resistência contra o movimento de adução transversal. Portanto, pensando em treinamento resistido com pesos ou musculação, a realização do exercício de supino reto, crucifixo reto, voador, peck deck entre vários outros.
Todavia, a região superior e inferior do peitoral podem ser trabalhadas com maior ênfase em movimento específicos. Porém, este aspecto iremos analisar em outro vídeo.
Analisem a vídeo aula!!!