O aumento no nível de força nos iniciantes na musculação ou TRP ocorre em virtude das adaptações que acontecem na janela de adaptação neural.
Nos primeiros meses (primeiro até em média terceiro mês) observa-se no praticante iniciante no TRP ou musculação um exacerbado ganho de força, sem que ocorra aumento de volume muscular (hipertrofia muscular). Esse aumento de força nos iniciantes na musculação sem que ocorra hipertrofia muscular é um fenômeno normal.
No primeiros meses de treinamento o aumento da força está ligado a janela de adaptação neural. Nessa fase do treinamento o sistema nervoso central ou cérebro do praticante iniciante apreenderá a recrutar mais unidades motoras, aprenderá a selecionar as unidades motoras grandes (com maior número de fibras musculares) e ainda a sincronizar a ação dessas unidades motoras recrutadas para a execução de um determinado exercício. Dessa forma, esses fenômenos descritos que ocorrem na janela de adaptação neural produziram um aumento de força nos iniciantes na musculação sem que ocorra hipertrofia muscular.
No programa de hoje da série Fisiologia do Treino abordaremos a questão fisiologia que explicam o porquê ocorre aumento de força nos iniciantes na musculação.
Na sequência será descrito como ocorre a repercussão fisiológica para que ocorra o aumento de força dos inciantes na musculação.
Como ocorre o comportamento fisiológico que repercutirá no aumento da força dos iniciantes na musculação?
Quando um indivíduo inicia a prática do TRP ou musculação ao passar das sessões é possível visualizar que muitos deles aumentam as quilagem de treinamento muito rápido, ou seja, isso está ocorrendo porque a força muscular desse indivíduo está elevando-se.
Porém, pode-se perceber que ocorre um aumento de força dos iniciantes na musculação mas não ocorre o desenvolvimento do volume muscular, ou seja, o indivíduo iniciante está ganhando força porém não está ocorrendo hipertrofia muscular. Dessa forma podemos visualizar que ocorrerá um aumento de força dos iniciantes na musculação na primeira, segunda, terceira, até mas ou menos a oitava semana de treinamento sem que ocorra aumento do volume muscular (hipertrofia muscular).
Na sequência será descrito a explicação fisiológica para o aumento de força nos iniciantes na musculação nos primeiros meses de prática.
Qual a explicação fisiológica para o aumento da força nos iniciantes sem que ocorra hipertrofia muscular?
Esse ganho de força expressivo que ocorre nas meses iniciantes da pratica do TRP ou musculação principalmente em indivíduos que nunca praticaram musculação ocorrerá em virtude da janela de adaptação neural.
Os fenômenos que ocorrem na janela de adaptação neural são: aumento no número de unidades motoras recrutadas para um determinado exercício; recrutamento de unidades motoras grandes; e aumento da sincronização de recrutamento das unidades motoras. Todos esses fenômenos descritos repercutirão no aumento da força dos iniciantes na musculação sem que ocorre hipertrofia muscular.
Na sequência será explicado o que o o aumento no recrutamento de unidades motoras e como isso repercute no aumento da força nos iniciantes na musculação.
O que é aumento no recrutamento de unidades motoras que produz aumento de força nos iniciantes musculação nos primeiros meses?
Imaginemos um neurônio motor ou de transmissão nervosa, ao qual inervará algumas fibras musculares por exemplo 50 ou 100 fibras musculares. Dessa forma, quando um neurônio motor inerva um número especifico de fibras musculares, esse neurônio juntamente com as fibras que ele inervará formam uma unidade motora. Ou seja, neurônio + fibras musculares que ele inerva = unidade motora. Com isso, quando esse neurônio motor produzir um potencial de ação ou impulso nervoso e esse impulso nervoso produzido chega até as fibras, as mesmas irão contrair-se na máxima intensidade e ao mesmo tempo, produzindo uma contração muscular.
Um ponto importante a destacar é que existem unidade motoras com número diferentes de fibras muscular inervadas, ou seja, alguns motoneurônio (neurônio motor) inervam por exemplo 50 a 60 fibras formando uma unidade motoras pequena. Já outros neurônios motores ou motoneurônios podem inervar de 300 a 500 fibras musculares de um só vez, formando agora uma unidade motora grande. Dessa forma, as pessoas possuem unidades motoras grandes ou pequenas em diversos grupos musculares.
Quando um indivíduo está iniciando a pratica de exercícios físico que nunca fez, o cérebro não consegue produzir um recrutamento significativo unidade motoras, ou seja, em virtude de não estar treinado e não reconhecer o movimento a ser produzido o indivíduo não terá a capacidade de recrutamento significativo de unidades motoras (neurônio motor + fibras musculares). Dessa forma, o número de fibras participantes de um determinado exercício será baixo, mesmo o indivíduo iniciante queira fazer um esforço muscular elevado ele não conseguirá produzir, pois não tem capacidade de recrutar um número grande de unidades motoras grandes, que proporcionam uma maior produção de força. Estes fatores descritos ocorrerão pelo fato que o sistema nervoso de praticante iniciante está destreinados.
Porém, ao longo dos primeiros meses de pratica do TRP ou musculação (até o terceiro mês em média) ocorrerá uma treinabildiade do sistema nervoso central, aonde o indivíduo aumentará a sua capacidade de recrutamento de unidade motoras. Ou seja, ao longo dos primeiros meses de treinamento cada vez mais o indivíduo iniciante estará ensinando o seu cérebro a recrutar um número maior de unidades motoras e o acionamento de mais fibras musculares para a realização daquele determinado exercício. Dessa forma, ocorrerá o aumento de força nos iniciantes na musculação, com isso aumentando as quilagens de treinamento sem que ocorra aumento do volume muscular (hipertrofia muscular).
Então a janela de adaptação neural é um fenômeno de aumento da força em virtude de uma capacidade do sistema nervoso central em aumentar o número de unidades motoras recrutadas e consequentemente o número de fibras musculares para a realização dos exercícios na musculação, com isso ocorrendo o aumento da força nos iniciantes na musculação.
Agora será descrito o aumento da capacidade de recrutamento de unidades motoras grandes, que também repercute no aumento da força nos iniciantes na musculação.
O que é o fenômeno o aumento da capacidade do indivíduo em recrutar unidades motoras grandes que repercutirá no aumento da força nos iniciantes na musculação?
Além do aumento na capacidade de recrutamento de unidades motoras durante a janela de adaptação neural, o sistema nervoso central aumentará a capacidade do indivíduo em recrutar unidades motoras grandes. Ou seja, aquelas unidades motoras que um único neurônio inerva de 300 a 500 fibras.
Diante disso, além de o indivíduo conseguir recrutar um número maior de unidades motoras durante a janela de adaptação neural ele passará a recrutar unidade motoras grandes e consequentemente também mais fibra musculares para a realização daquele determinado exercício. Então esses dois aspectos descritos aumento no número de recrutamento de unidades motoras e a maior capacidade em recrutar unidades motoras grandes, repercutirá no aumento de força nos iniciantes nos primeiros meses de pratica do TRP ou musculação, sem que ocorra a hipertrofia muscular que também gerará aumento de força.
Além do cérebro recrutar mais unidades motoras, selecionar as unidades motoras grandes, o cérebro ou sistema nervoso aumentará a capacidade do indivíduo iniciante em sincronizar as unidades motoras.
O que é sincronização de unidades motoras que repercute no aumento da força nos iniciantes na musculação?
A sincronização das unidades motoras é a capacidade das unidades motoras recrutadas para a realização de um exercício agirem aos mesmo tempo, ou seja, as fibras musculares entrarem em ação e contração muscular ao mesmo tempo.
Para entender melhor o fenômeno da sincronização das unidades motoras durante janela de adaptação neural, imaginemos que teremos que transportar um piano(instrumento musical) por 20 metros. Para realizar esse transporte são chamados 10 homens. Porém se cada homem começar a fazer força em momentos diferentes muito provavelmente o piano não será levantado e tampouco transportado pelos 20 metros.
Agora, se os 10 homens sincronizarem a ação da força, ou seja, se os 10 homens produzirem força e levantar o piano ao mesmo tempo, provavelmente os homens conseguiram transportar o piano pelo 20 metros. Isso ocorreu porque todos os homens agiram com a força ao mesmo tempo.
O mesmo raciocínio descrito acima poderá ser utilizado para entender o fenômeno da sincronização das unidades motoras, ou seja, ao longo dos primeiros meses de treinamento o cérebro ou sistema nervoso central apreenderá a recrutar as unidades motoras ao mesmo tempo. Com isso, mais fibras musculares agirão ao mesmo tempo para realizar do determinado exercício e, com isso esse é outro fator que gera aumento de força nos iniciantes na musculação.
Quando começam em média ocorrer o aumentos de força dos iniciantes devido a hipertrofia muscular?
O aumento do volume muscular ou hipertrofia muscular em um indivíduo iniciante poderá ser observado a partir do segundo ou até mesmo terceiro mês de treinamento de TRP ou musculação. Porém, como descrito anteriormente nos primeiros dois meses de TRP ou musculação não percebe-se o desenvolvimento muscular (hipertrofia muscular) mas nota-se um grande aumento de força nos iniciantes na musculação.
Entretanto, após esse período de dois a três meses poderá ser notado o desenvolvimento muscular, ou seja, a hipertrofia muscular. Dessa forma, os ganhos de força a partir desse momento serão em virtude do desenvolvimento da hipertrofia muscular, ou seja, pelo aumento do tamanho e dos número dos sarcômeros (menor unidade contrátil) dentro das miofibrilas. Consequentemente mais miofilamentos de miosina e com isso mais cabeças da miosina poderão conectar aos sítios ativos dos novos miofilamentos de actina e, consequentemente formando mais pontes cruzados dentro das miofibrilas aumentando a capacidade de geração de tensão e consequentemente força muscular.
Seguidor, não perca a vídeo aula de hoje do Treino em Foco e saiba porque ocorre o aumento da força nos iniciantes na musculação sem que aconteça hipertrofia muscular.
João, estou a 7 semanas malhando e não senti um ganho de força em quase nenhum exercício, Supino reto, Pulley, Rosca Scott…elevações laterais e etc, praticamente sem aumento de quilagem nem do numero de repetições. Acompanho sempre o canal e já implemento alguns aspectos aprendidos por aqui,. o que você acha? Parabéns pelo canal.
Boa tarde Danillo! Se você não está treinando a mais de 7 semanas e ainda não sentiu nenhum ganho de força, é possível que tenha necessidade de reajustar seu treino. É possível que você possa aumentar a quilagem, mas converse com seu instrutor da academia, o profissional de Educação Física responsável pelo seu treinamento, para que ele possa lhe passar as orientações necessárias.
Excelente a comparação utilizando o exemplo do piano, extremamente didático e objetivo
Valeu obrigado Bruno.
OLÁ JOÃO! TUDO BEM PARABÉNS PELO SITE! SOU EX ALUNO SEU DA FURB. QUE BOM RECORDAR UM POUCO DO SEU GRANDE CONHECIMENTO ! GRANDE ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns tima apresentação direta e objetiva gostei muito.
Parabens pelo site Professor
Valeu Tafarel, obrigado.