Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Performance em FOCO

Análise da avaliação antropométrica e morfológica

Please log in or register to do it.

No vídeo de hoje o professor João moura fará uma análise de todos os testes físicos realizados pelo Jefferson e a Tati, que estão participando de um treinamento visando a competição de corrida de aventura e obstáculos. Esses resultados já foram postados na série Performance em FOCO, e estão à disposição de vocês seguidores.

Como foi a sequência dos testes físicos?

O primeiro teste, da bateria dos testes físicos, foi a avaliação de antropometria e morfologia, que não exige nenhum esforço físico, na sequência foi executado o primeiro teste que em si, requer um certo grau de esforço físico que foi o teste de 10 saltos horizontais sucessivos, que é um teste de potência muscular de membros inferiores.

Depois de um intervalo relativamente curto passamos para o teste do SEMO, que é um teste de agilidade, que na literatura é descrito para se realizar uma rodado no circuito, porém foi realizado 4 voltas no circuito, exigindo do Jefferson e da Tati uma dose de resistência de agilidade. Na sequência se executou o teste de flexão de braço e de resistência Abdominal que são dois testes que realmente solicitam, mas do ponto de vista físico, e que geram um certo acumulo de fadiga.

Quais os principais resultados da avaliação antropométrica e morfológica do Jefferson?

No dia da avaliação o Jefferson se encontrava com 57,5 Kg, a massa gorda em relação a sua massa corporal total que era de 57,5 Kg, ele apresentava 3,0 Kg de massa gorda, isso representa 5,1 % do seu peso corporal.

Já analisando a massa muscular o Jefferson apresentou 34,4 kg, que representa 59,7% da sua massa corporal constituída de massa muscular. Quando realizamos uma relação dividindo músculo por gordura, obtemos o valor de 11,6, isso significa que para cada um quilo de gordura corporal, ele apresenta 11,6 Kg de massa muscular.

Quando analisamos a somatotipia do Jefferson, ela é extremamente concordante com o resultado observado e descrito acima, sendo que a ectomorfia que é o status de gordura apresentou 1,60, a mesomorfia apresentou um índice de 3,93, não retratando um indivíduo musculoso, e a ectomorfia que caracteriza um indivíduo magro e longilíneo um índice de 3,48. Então visualizando os resultados morfológicos e somatotípicos, eles estão totalmente coerentes, e confere ao Jefferson, na corrida de aventura e obstáculos uma grande vantagem, do ponto de vista antropométrico.

[vc_row][vc_column][vc_cta_button call_text=”Receba nossas Atualizações em seu e-mail” title=”Assinar Newsletter” target=”_blank” color=”btn-success” icon=”wpb_mail” size=”btn-large” position=”cta_align_bottom” css_animation=”right-to-left” href=”http://conteudo.treinoemfoco.com.br/newsletter-tef”][/vc_column][/vc_row]

Quais os principais resultados do teste de avaliação antropométrica morfológica da Tati?

Podemos verificar que a massa corporal é praticamente a mesma, pois a Tati apresentou 57,9 Kg, porém quando analisamos a composição corporal da Tati podemos visualizar as dificuldades nos teste que a Tati apresentou.

A massa gorda da Tati representou 28,1 % da sua massa corporal total, ao passo que a porcentagem de massa muscular representou 39,5 % da sua massa corporal total. O valor percentílico da massa muscular está dentro do concordante para pessoas não atletas, que é em torno de 40% de massa muscular em relação a sua massa corporal total. Porém o valor da massa gorda está um pouco acima do valor concordante para pessoas não atletas do sexo feminino, que é me torno de 22 a 25% segundo o pesquisador Edio Petroski. Com esse dado, nos confere que a Tati precisa de um trabalho forte de emagrecimento, enquanto o Jefferson não há necessidade de se pensar em emagrecimento.

Quando avaliamos a somatotipia da Tati, podemos visualizar que o componente endomorfo apresenta um valor de 7,16, que é extremamente alto, o componente mesomórfico é de 3,04, não é muito baixo, porem poderia estar um pouco mais alto próximo de 4, e o componente ectomórfico apresentou o valor de 2,08, mostrando que a Tati tem baixa constituição ectomórfica. Então está coerente tanto a composição corporal quanto a somatotipia.

Quando realizamos a relação morfológica de massa muscular e massa gorda, chegamos ao valor de 1,40, isso significa que para cada 1 Kg de massa gorda, a Tati apresenta 1,40 Kg de massa muscular, uma relação bem mais baixa que a do Jefferson, que para cada um 1 Kg de gordura apresentou 11,62 Kg de massa muscular. Então isso reforça que precisamos diminuir, claro que gradativamente o percentual de gordura, e elevar um pouco a massa muscular da Tati.

Quais as características das dobras cutâneas do Jefferson?

Vocês poderão notar que somente uma dobra cutânea apresentou dois dígitos, e foi a dobra Abdominal vertical, porém todas as outras dobras cutâneas apresentaram valores extremamente baixos. Foi notado que será necessário aumentar um pouco a massa muscular do Jefferson, pensando em um ganho de força muscular, potência e agilidade.

Quando somamos todas as dobras cutâneas do Jefferson obtivemos o valor de 43,7 mm (milímetros), dividindo isso pela estatura em centímetros verificamos que para cada um centímetro de estatura ele apresenta distribuído pelo corpo 0,3 mm/cm de gordura.

Quais as características das dobras cutâneas da Tati?

Agora analisando os resultados da Tati, as medidas das dobras cutâneas com a exceção da dobra bicipital, todas as medidas apresentaram dois dígitos, ou seja, a espessura do tecido adiposo na Tati superam as do Jefferson, e obviamente por isso levou a ela obter um percentual de gordura de 28 % e o Jefferson de 5,1%.

Realizando os somatório das mesmas 8 dobras cutâneas que as do Jefferson, a Tati apresentou um valor de 168,4 mm, lembrando que o Jefferson apresentou um somatório de 43,7 mm. E quando dividimos o somatório das dobras cutâneas, pela estatura em centímetros da Tati, identificamos que para cada um centímetro da estatura da Tati, ela apresenta 1,0 mm de gordura, distribuído para cada 1 centímetro da sua estatura.

O que o Jefferson e Tati precisam melhorar, observando os resultados da avaliação antropométrica e morfológica?

Então todos esses dados estão reforçando a necessidade de um trabalho de aumento de massa muscular para o Jefferson, e de um trabalho de aumento de massa muscular para Tati, e adicionalmente um trabalho de emagrecimento, para realizar com performance a corrida de aventura e obstáculos.

Então seguidor não perca analise os resultados da avaliação antropométrica e morfológica, do Jefferson e da Tati.

 

 

 

Análise dos resultados dos testes físicos
Conheça o exercício de Puxada no Graviton

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors