Alongamento para peitoral você deverá realizar o movimento de abdução do ombro no plano transversal para atingir esse músculo como um todo.
Leia também: Músculos Peitoral Maior e Peitoral Menor
Por que é importante realizar alongamento para peitoral?
Um encurtamento significativo/severo do músculo peitoral poderá levar ou potencializar o desvio postural denominado de hipercifose torácica. Ou seja, como o peitoral tem um ponto de fixação do osso úmero, quando este músculo apresenta um severo encurtamento terá a tendência de deslocar esse osso (úmero) anteriormente. Diante disso, deslocando anteriormente toda a articulação glenoumeral e por sua vez abdução as escapulas, em virtude do ritmo escapuloumeral. Por fim, produzindo uma hipercifose torácica ou intensificando a mesma.
Obviamente, os outros músculos e até mesmo alteração anatômicos, como por exemplo o tamanho do corpo vertebral, influencia na ocorrência do desvio postural denominado de hipercifose torácica.
Leia também: Análise Cinesiológica do Peitoral Maior
Portanto, quais movimentos e exercícios para produzir alongamento do peitoral?
Incialmente, é necessário entender em qual movimento articular todas as fibras do peitoral, isto é, todo músculo participa. Então, o principal movimento, ou seja, onde todas as fibras participam é a adução transversal/horizontal do ombro.
Diante deste conhecimento básico de cinesiologia já se pode entender que para alongamento do peitoral é importante realizar o movimento de abdução transversal/horizontal do ombro.
Uma vez entendido o movimento articulação para ser realizado, neste momento podemos definir qual exercício aplicar. Obviamente, existe uma variedade de possibilidades para realizar o trabalho objetivado. Por exemplo, você poderá aplicar exercícios ao qual o cliente está deitado em decúbito dorsal (barriga para cima), e solicitar com que ele abduza o ombro em 90°, e você como personal realiza o movimento de abdução transversal/horizontal do ombro, aplicando assim trabalho de alongamento.
Ainda, o mesmo exercício poderá ser realizado com o cotovelo flexionado ou estendido. A principal diferença é que ao estender o cotovelo, também se estará exigindo extensibilidade elasticidade dos flexores do cotovelo.
Leia também: Pullover para peitoral ou dorsal – Qual a visão atual da ciência?
Também é possível realizar exercícios utilizando o espaldar, produzindo os mesmo movimento descrito até o momento. Todavia, se você estiver atuando como personal trainer, passa a ser muito mais importante que você aplique variações ao qual você controla a intensidade do exercício.
Ao aplicar alongamento para peitoral qual parte do músculo deltoide também irá ser envolvido?
Em virtude dos seus pontos de fixação e, portanto direção e sentido das fibras, o deltoide anterior, também é capaz de contribuir para o movimento de adução transversal/horizontal do ombro. Diante disso, ao realizar o movimento de abdução transversal/horizontal ocorre também trabalho de extensibilidade e elasticidade desta região do deltoide.
Analisem, a vídeo aula