Para alongar a panturrilha como um todo é importante realizar o movimento de dorsiflexão do tornozelo e extensão do joelho.
Quais são os músculos que compõem as panturrilhas?
Leia também: Por que os Gastrocnêmios auxiliam na flexão do joelho?
Do ponto de vista anatômico, a panturrilha tem o nome técnica de tríceps surral. Só pelo nome, você já pode imaginar que este grupo muscular é composto por três músculos, sendo eles: gastrocnêmio medial, lateral e sóleo.
Diante disso, em virtude da posição de origem e inserção, os tríceps surral tem como principal movimento produzido a flexão plantar. No entanto, os gastrocnêmio são biarticulares, desta forma transitam posteriormente a articulação do tornozelo e joelho. Assim, no joelho trabalham em sinergismo com os isquiotibiais para produzir o movimento de flexão do joelho.
Leia também: Panturrilhas – Vale a pena mudar a posição dos pés
Portanto, os gastrocnêmios são músculos biarticulares e, o sóleo é monoarticular. Este é um fator importante para realizar o trabalho de alongamento para esse grupo.
Qual movimento produzir para realizar o alongamento das panturrilhas?
Diante do conhecimento dos músculos que são biarticulares e monoarticular, fica muito fácil de entender qual movimento realizar para alongar a panturrilha. Assim, para alongar quaisquer músculos é necessário posicionar as articulações de forma contraria ao qual os movimentos que o músculo produz.
Leia também: Exercícios para panturrilhas e variações
Desta forma, para alongar s gastrocnêmios é necessário posicionar os joelhos em extensão e o tornozelo em dorsiflexão. É importante salientar, que ao posicionar o tornozelo em dorsiflexão, o sóleo também estará sendo alongado. Todavia, caso o objetivo seja focar no músculo sóleo, é importante realizar uma leve flexão dos joelhos e somente deixar o movimento antagonista no tornozelo.
Analisem a vídeo aula!!!
Texto interessante, bem instrutivo, ótima fonte de informações para quem busca melhorar a flexibilidade desse grupo muscular.