Alongamento dos posteriores de coxa é muito importante, pois muitas pessoas apresentam encurtamento nestes músculos.
Por que é comum as pessoas apresentaram encurtamento dos posteriores de coxa?
A musculatura posterior de coxa é denominada na anatomia como grupo isquiotibiais. Estes são compostos por semitendinoso, semimenbranoso, bíceps femoral cabeça longa e curta. Na maioria das vezes em virtude das pessoas, em seu trabalho, passarem várias horas sentadas é muito comum esse grupo muscular apresentar um maior encurtamento.
Isto parece ocorrer, em virtude que os posteriores de coxa ou isquiotibiais, são flexores do joelho e extensores do quadril. Desta forma, como ao sentar se passa muitas horas com o joelho flexionado, a longo do tempo se vai perdendo a elasticidade e extensibilidade dos posteriores de coxa.
Leia também: Por que os Isquiotibiais fazem Rotação do Joelho?
Diante disso, principalmente quando se vai realizar algum exercício, como por exemplo o stiff ou good morning, onde se exigirá maior grau de extensibilidade e elasticidade dos posteriores de coxa, este indivíduo tenha dificuldade em realizar a técnica correta dos exercícios. Assim, desta forma, um trabalho de alongamento para melhorar a extensibilidade e elasticidade passa a ser bem interessante.
Então, quais exercícios de alongamento posso realizar para os posteriores de coxa?
Obviamente, existe vários exercícios que podem ser realizados para esse objetivo. Dentre eles, o clássico parece ser uma estratégia bem adequado. Ou seja, como demonstrado no vídeo, o cliente estará em pé, e realizará uma flexão do quadril, apoiando seu membro inferior sobre uma estrutura, que poderá ser um banco. Além disso, deverá manter o joelho totalmente estendido.
Leia também: Flexor vertical – Como consigo ativar mais os isquiotibiais?
Com isso, estarão sendo produzidos os dois movimentos antagônicos, ao qual os posteriores de coxa (isquiotibiais) produzem. Desta forma, estará exigindo a elasticidade e extensibilidade dos isquiotibiais. Um ponto importante a salientar, é que ao realizar essa variação e, se tenha como objetivo o foco principal nos posteriores de coxa, se realize o movimento apenas na articulação do quadril e não na coluna vertebral. Diante disso, o movimento estará focado somente sobre os isquiotibiais.
Mas qual a intensidade e volume de alongamentos para posteriores de coxa que eu deverei realizar?
Isto dependerá muito. Ou seja, caso o objetivo seja aumentar de forma bem significativa os graus de extensibilidade e elasticidade, talvez seja interessante aplicar um volume e intensidade dos exercícios de alongamento maior.
Por outro lado, caso seja o objetivo a manutenção dos graus de extensibilidade e elasticidade talvez já seja o suficiente aplicar um trabalho com volume e intensidade menor.
Analisem a vídeo aula!!!