Supino inclinado a 30° parece ser a melhor variação de exercício para acionar as fibras superiores do peitoral maior.
Leia também: Músculos Peitoral Maior e Peitoral Menor
Supino inclinado – O que a ciência tem a mostrar?
Na literatura científica é possível observar inúmeros estudos que tem analisado as variações do supino, tanto do ponto de vista de eletromiografia como também ajustes neuromusculares. Entretanto, dentro das salas de musculação, uma das grandes discussões, é qual a inclinação ideal para maximizar a ativação musculas das fibras superiores do peitoral maior.
Diante disso, em um estudo recente e bem interessante, Ridão et al., (2021), buscaram analisaram a influência do grau de inclinação do banco ao realizar o supino e suas variações. Diante disso, foi observado que as fibras claviculares do peitoral maior, tiveram a maior ativação, quando o supino inclinado foi realizado com um ângulo de inclinação de 30°.
Já as fibras esternais e esternocostais, tiveram redução da ativação ao longo das inclinações do banco. Um ponto importante a salientar, é que em 45° e 60° as fibras claviculares do peitoral maior não tiveram acréscimo na sua ativação, e até mesmo uma redução. No entanto, o deltoide anterior teve aumento na sua ativação ao aplicar inclinações maiores do banco (45 e 60°).
Supino inclinado, como realizar?
Portanto, diante dos resultados apresentados por este estudo, se pode entender que para proporcionar maximização da ação das fibras superiores do peitoral maior, que é o foco principal na execução do supino inclinado, seria interessante inclinar o banco a 30°. Além disso, inclinar mais o banco, proporcionou redução na ativação dessa região do peitoral maior, e um acrescimento somente para o deltoide anterior.
Leia também: Pegada supinada no exercício supino?
Por outro lado, se o objetivo é proporcionar ação mais homogênea de todas as regiões do peitoral maior, a aplicação do supino plano pode ser uma estratégia interessante. Por fim, se somente ser aplicado na sessão de treino, o exercício de supino inclinado, parece ser interessante ao longo da periodização aplicar exercícios que proporcionem maior participação das outras regiões do peitoral maior.
Analisem a vídeo aula!!!