Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Análise de Exercício

Crucifixo Invertido – Como executar corretamente?

Please log in or register to do it.

Crucifixo Invertido é um excelente exercício que você pode prescrever para seu cliente ou utilizar em seus treinos de costas.

crucifixo_invertido_treino_em_foco_costas_treino

O Crucifixo Invertido é um excelente exercício para trabalhar de forma intensa a musculatura de Trapézio tanto na sua face superior, medial e inferior. Também é um excelente para trabalhar a musculatura de Romboides maior e Menor. Entretanto para realizar um eficiente trabalho sobre essas musculaturas é interessante realizar o exercício com o tronco praticamente horizontalizado e com os cotovelos estendidos. Dessa forma, conseguiremos realizar uma ótima amplitude de movimento e com um grande braço de alavanca da resistência, ou seja, conseguiremos gerar uma forte tensão sobre a musculatura alvo (Trapézio, Romboides Menor e Maior e Deltoide Posterior) com uma quilagem menor, evitando algum risco de lesão.

crucifixo_invertido_treino_em_foco_execução

Qual a musculatura estabilizadora no exercício de Crucifixo Invertido?

A musculatura que estabilizará o corpo do praticante no momento da execução do Crucifixo Invertido será a mesma que é solicitada no exercício de Remada curvada, ou seja, Glúteo máximo, Isquiotibiais, Eretores da Espinha ou coluna e Quadrado Lombar.

 

Qual o posicionamento correto para executar o Crucifixo Invertido?

Para executar com segurança o exercício, praticante deverá se posicionar com uma flexão do Quadril, semiflexão dos joelhos e na sequência realizará uma inclinação do tronco a frente, ou seja, deixando o tronco praticamente no plano horizontal. O praticante deverá também manter as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral preservadas.

crucifixo_invertido_treino_em_foco_posicionamento

Realizando esse posicionamento descrito acima o praticante estará preparado para executar o movimento do exercício Crucifixo invertido.

Quais movimentos articulares ocorrem no momento da execução do Crucifixo Invertido? E Quais músculos atuam?

Na fase concêntrica do exercício ocorrerá um movimento de abdução transversal do ombro, e as escápulas consequentemente fazem uma adução se aproximando da linha central do corpo.  Dessa forma, teremos um forte trabalho dos músculos Trapézio, Romboides Maior e Menor e, também um forte trabalho de Deltoide posterior.

crucifixo_invertido_treino_em_foco_execução

Já na fase excêntrica do exercício Crucifixo Invertido o praticante produzirá uma adução transversal do Ombro e consequentemente uma abdução das escápulas. Dessa forma, os músculos Trapézio, Romboides Maior e Menor e, Deltoide Posterior, atuaram para produzir o freio excêntrico do movimento.

crucifixo_invertido_músculos_trapézio_romboides

Qual a melhor posição para executar o Crucifixo Invertido?

O professor João moura prefere prescreve o exercício com o tronco praticamente horizontalizado. Dessa forma, conseguiremos realizar um ótimo movimento escapular, conseguindo efetuar uma excelente ativação de Romboides Maior e Menor e da musculatura de Trapézio tanto seus feixes superiores, mediais e inferiores que são os músculos acionados para realizar o movimento de adução escapular. Realizar o Crucifixo Invertido com os cotovelos estendidos garantirá um ótimo braço de alavanca de resistência, com isso um forte trabalho das musculaturas envolvidas citadas anteriormente.

crucifixo_invertido_treino_em_foco_costas_treino

Porém, a dúvida maior dos seguidores é como posicionar o tronco.

O que ocorre quando o praticante a partir da posição praticamente horizontalizada, começa a subir o tronco no momento da execução do Crucifixo Invertido?

Quando o praticante começar a subir diminuindo a inclinação do tronco, ocorrerá um diminuição da intensidade do trabalho da musculatura estabilizadora (Glúteo Máximo, Eretores da Espinha, Quadrado lombar e Isquiotibiais), em virtude da diminuição do braço de alavanca da resistência.

crucifixo_invertido_inclinação_treino_em_foco

Já nos músculos que são o enfoque de trabalho no exercício de Crucifico Invertido quando o praticante começar a diminuir o grau de inclinação do tronco também ocorre uma alteração na intensidade de trabalho desses músculos. No músculos Trapézio do ponto horizontal para a verticalização do tronco, retiraremos o trabalho do Trapézio na sua parte inferior com isso concentrando maior carga no Trapézio superior. Isso ocorre porque na posição verticalizada do corpo para manter a posição da cintura escapular ocorre um forte trabalho do Trapézio superior.

crucifixo_invertido_inclinação_treino_em_foco_trabalho_músculos

Também quando verticalizamos o corpo e continuamos a executar o movimento de abdução Glenoumeral, as escápulas rodaram lateralmente na abdução Glenoumeral e rodam medialmente na adução Glenoumeral. Então podemos entender que não é o mesmo movimento escapular que ocorria quando o tronco estava inclinado, pois com o tronco inclinado o movimento escapular era de adução e abdução. Os músculos que realizam a rotação lateral das escápulas são: Trapézio superior, inferior e Serrátil Anterior.

crucifixo_invertido_movimentos_treino_em_foco

Podemos notar que o Serrátil Anterior na execução com o corpo verticalizado ele passará a participar na realização dos movimentos, enquanto que quando o Crucifixo Invertido era executado no plano transversal ele não participava, já que ocorria um movimento de adução escapular concomitantemente a uma abdução Glenoumeral. Então seguidores, percebam que esse posicionamento do tronco hora horizontalizado hora verticalizado, modifica o trabalho dos músculos da cintura escapular e dos músculos estabilizadores. Entretanto no Deltoide essa alteração não ocorre de forma expressiva.

crucifixo_invertido_treino_em_foco_execução

Seguidor, não perca a Análise de Exercício de hoje sobre o exercício Crucifixo Invertido.

 

 

Treino de Calistenia - Como aumentar e Diminuir a Intensidade nos exercícios?
Invencionismo ou bizarrice nos exercícios de musculação - como avaliar?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors