O músculo deltoide forma o desenho dos ombros, por isso é considerado um músculo fortemente estético. O seu desenvolvimento muscular contribui com “ombros largos” que é um objetivo de treino de muitos praticantes de musculação (treinamento resistido com pesos).
Todavia, os deltoides (ombro direito e esquerdo) também são músculos funcinonais pois participam de vários movimentos do ombro. Elevar lateralmente os braços (mais tecnicamente definido como abdução dos ombros) é o movimento principal de todo o deltoide pois, embora não na mesma intensidade, todas as porções do ombro atuam juntas. Na elevação dos braços a frente (flexão do ombro) e elevação para trás (extensão do ombro) somente as porções anteriores e posteriores, respectivamente, atuam. Assim, a porção anterior (feixe da frente) do deltoide produz movimento diferente (antagônico) da porção posterior (feixe de trás).
Assim, todo o deltoide pode ser agonista de movimentos (abdução) ou as porções anteriores/posterior podem ser antagonistas (flexão vs extensão do ombro e abdução vs adução transversal do ombro).
Acompanhe o vídeo de hoje e descubra algumas técnicas de exercícios físicos que ajudarão você a treinar o músculo deltoide.
Busque orientação qualificada SEMPRE… um ótima semana em FOCO com a Treino em Foco.
Já ouvi muita gente dizer que não devo fazer a elevação lateral passando da linha dos ombros. Vejo que na sua demostração o movimento passa, poderia me esclarecer melhor essa questão?
Obrigada
Olá Renata.
Estarei gravando e será postado nas próximas semanas algumas observações quanto a esse exercício. Teu questionamento será respondido. Abraço.
ótima aula!!!
O Treino em FOCO agradece Thiago Fasolo!
Dr, quando durante a execução de elevação lateral passa de 90° podemos dizer que o deltoide lateral perde a ênfase e passa a exigir mais do trapézio?
Perde ênfase não Bernardo, o movimento continua a ocorrer principalmente pelo trabalho de rotação lateral de escápulas o que amplia trabalho de trapézio superior e inferior, mas o deltoide continua atuando mesmo que seja para manter a posição de abdução de glenoumeral ocorrida antes deste ângulo.
Abraço Bernado.
Parabéns pelo trabalho!
Gostaria de saber se há alguma eficiência em fazer uma flexão de ombro para frente (próximo da angulação de 90º) seguido de uma abdução horizontal?
A flexão do ombro a frente tem como motor primário do movimento o deltoide tendo a carga gravitacional para baixo, ou seja, contrário ao movimento exeuctado, já durante o movimento da abdução horizontal a resistência gravitacional continua para baixo, isto é, não esta contraria ao movimento, diminuindo assim a eficiência para deltoide.
Abraço Rodrigo
João parabéns pelo seu trabalho e pelo de jefferson, eu só gostaria de saber se meu treino está certo:
Segunda:
Peito e ombro
terça :
Perna
Quinta:
dorsal e trapézio
Sexta:
Bíceps e tríceps.
vlw
Tranquilo, vejo adequado teu parcelamento Felipe.
Muito bom o vídeo, com essas dicas os treinos se tornaram mais intensos .. valeu professor !
Valeu, obrigado Thyago.
Como sempre tudo muito bem explicado.
Colocando em prática nos meus treinos.
Parabéns!
Exatamente Robson, aplique nos treinos e o for positivo as tuas necessidades de treino continue utilizando. Abraço.