Latíssimo do dorso é um músculo que está localizado na parte dorsal do tronco, com uma grande área de secção transversal.
Quais os pontos de origem e inserção do latíssimo do dorso?
O latíssimo do dorso tem um ponto de fixação na região anterior do osso úmero. Já os seus outros pontos de fixação estão localizados na espinha de T7 a T12 e L1-L5; parte posterior do sacro; Crista ilíaca (parte posterior); junto a fáscia toracolombar e entre a terceira e quarta costelas inferiores.
Diante disso, quais os movimentos que o latíssimo do dorso produz?
Diante desses pontos de fixação, o latíssimo do dorso tem como principais movimentos produzir a adução do ombro no plano coronal/frontal. Além disso, outro movimento que é capaz de produzir é a extensão do ombro. E por fim, também tem capacidade de produzir o movimento de rotação interna/medial do úmero, que iremos explorar mais a seguir no texto.
Mas ate que ponto o latíssimo do dorso consegue contribuir para a extensão do ombro?
Como comentando acima, o latíssimo do dorso é um forte extensor do ombro, obviamente com a participação de outros músculos. No entanto, o latíssimo do dorso tem a capacidade de estender o ombro, a partir de um determinado grau de flexão do ombro, até com que o úmero esteja alinhado com o tronco.
Isto é, a partir desta posição o ombro “entrará” em hiperextensão e, em virtude dos pontos de fixação do latíssimo do dorso a sua capacidade para contribuir com esse movimento é reduzido. Este cenário ocorre em virtude que na hiperextensão do ombro o latíssimo do dorso começa a alongar.
Qual a aplicação prática desta informação?
Portanto, particularmente nos exercícios de remada, independente da máquina e posição do corpo a ser utilizada, é importante que o movimento de extensão do ombro seja realizado até o ponto em que o úmero fique alinhado com o tronco.
Com isso, é possível ter garantia que se mantem uma tensão constante ao longo de toda amplitude de movimento para o latíssimo do dorso.
Analisem a vídeo aula!