Testes físicos são importantes para se estabelecer os níveis de condicionamento físico dos indivíduos que irão ou estão fazendo exercício físico. O teste de VO2 máximo é fundamental para se conhecer a capacidade do sistema cardiovascular e respiratório, podendo ser submáximos ou máximos. Indivíduos sedentários, obesos, hipertenso, diabéticos ou com patologias no aparelho locomotor estão contraindicados de fazerem testes máximos.
Por outro lado, em indivíduos jovens e bem condicionados, e principalmente atletas, o teste de VO2 máx é cabível de ser executado e trará informações importantes. Acompanhe um teste de VO2 máximo em um triatleta e veja como é projetado o protocolo de avaliação. Bom estudo do vídeo
Oi Boa tarde!
Então estou precisando de um exemplo, ou uma dica de como fazer o Teste de Esteira – Protocolo Submáximo – George et al. (1993). Só encontro sobre o Protocolo Máximo de Bruce.
Fico grata!
Olá Arielle Costa, não conheço este protocolo (George) porém há outros que talvez você deva pesquisar pois possa ser útil. Entre outros protocolos: Balke; Naughton; Ellestad e Ware.
Qual protocolo/referencia foi usado nesse “teste indireto de VO2máx em esteira rolante”?
Ótimo vídeo, aguardo resposta, um abraço.
Qual protocolo/referencia foi usado nesse teste?
Ótimo vídeo, aguardo resposta, um abraço.
Olá Rafael,
na verdade não usamos nenhum protocolo já exposto na literatura. Eu criei três protocolos no laboratório pensando em três níveis de exigência: leve, moderado (este que tu viste no vídeo) e intenso.
Mesmo no moderado nosso triatleta fadigou antes de atingir o limite do protocolo.
Abraço.