Escoliose é caracterizada pela “perda” do alinhamento vertical da coluna vertebral. Entre os desvios posturais parece ser um dos mais comuns.
Leia também: Opções de exercícios para portadores de escoliose
Escoliose – Como é a característica deste desvio postural ?
A literatura científica define escoliose como uma curvatura patológica da coluna vertebral, que ocorre no plano frontal. Esta alteração leva ao desalinhamento e também alteração das projeções verticais de carga axial sobre o aparelho locomotor. Ainda este desvio postural leva a um lado côncavo e outro convexo sobre a coluna vertebral.
A escoliose poderá envolver toda a coluna vertebral desde a sua região cervical até a lombar, levando a denominação de escoliose total ou lombo-toráco-lombar. Entretanto, ainda é possível observar escolioses pontuais, ou seja, escolioses que ocorrem na região toraco-cervical, toráco-lombar, ou ainda que podem ocorrem somente em uma das regiões da coluna vertebral.
No entanto, ainda também é possível observar um tipo de denominado de escoliose em “s”. Estas apresentam o lado convexo ora para o hemicorpo direito, ora para o esquerdo, sendo que o contrário também passa a ser verdadeiro. A literatura científica apresenta que este é o pior tipo de escoliose.
Leia também: Exercícios Contra-indicados para indivíduos Escolióticos
Escoliose em “s”, por que este é o pior tipo de desvio postural da coluna vertebral?
Esta é classificada como um tipo de escoliose grave, porque proporciona um completo desalinhamento da coluna vertebral, assim levando uma alteração de carga longitudinais sobre a coluna vertebral. Além disso, também parece proporcionar dificuldade inspiratórias, pois dificulta a expansão correta da caixa torácica.
Assim, em virtude dessas características a literatura classifica a escoliose em “s” como a forma mais grava desse desvio postural.
Escoliose – Qual o efeito da sobre a coluna vertebral?
Ao apresentar o desvio postural de escoliose, independentemente do lado da curvatura e do local anatômico de ocorrência da mesma, sempre existirá o lado côncavo do desvio e o contralateral que é o convexo.
Essas curvaturas levam a uma alteração nos vetores de carga sobre a coluna vertebral, como podemos utilizar como exemplo a força gravitacional. Além disso, também ocorreram modificações nos espaços entre as vertebras, onde estão posicionados os discos intervertebrais. Aqui necessitamos fazer um adendo. Em relação ao disco intervertebral o lado côncavo do desvio produzirá menor espaço intervertebral, levando a uma aumento da pressão nesta região.
Por sua vez, no lado convexo ocorre o contrário, isto é, haverá um maior espaço intervertebral e, consequentemente, menor pressão discal. Ainda, indivíduos que apresentam grau elevado de escoliose por um período de tempo significativo tendem a gerar deformidades associadas aos discos intervertebrais na região onde sofrem maior pressão, podendo ocasionar outras patologias, como por exemplo hérnias discais.
Analisem a vídeo aula!