Muscle up é um dos movimentos dinâmicos mais estéticos da Calistenia. Porém, é necessário um ótimo nível de força de pull ups (Barra fixa).
O que é necessário para realizar um bom Muscle up?
Como mencionado acima no texto e também no vídeo, é necessário que o indivíduo consiga realizar uma boa técnica de pull ups. Ou seja, é necessário com que consiga realizar pelo menos um 10 pull ups de forma adequada durante a execução. Além disso, é necessário que o praticante também consiga realizar bons diips nas barras paralelas.
Portanto, diante do apresentado acima no texto, é necessário desenvolver inicialmente, a capacidade técnica e força para realizar esses dois exercícios citados.
Muscle up – Como fazer de forma correta?
Como é um exercício que exige muita força e coordenação motora para executar, é necessário que o praticante esteja atento a uns pontos técnicos extremamente importantes. Assim, quando for “entrar” na barra, o praticante não deve manter o corpo muito afastado da mesma, e nem com o corpo totalmente verticalizado. Portanto, é necessário que o praticante suba na diagonal bem perto da barra para conseguir entrar sobre a mesma.
Quais os principais erros durante a execução do Muscle up?
Um dos principais erros, é o indivíduo realizar uma flexão toracolombar exacerbada durante o momento da subida na barra. Além disso, um outro erro comum, é realizar a pegada para realizar um pull up normal. Diante disso, é necessário que o praticante realize uma pegada levemente falsa, para que consiga “empurrar” a barra.
Assim, uma vez realizado esses procedimento descritos acima, o praticante deve-se posicionar abaixo da barra, com as ativações necessárias, posicionando-se levemente com o tronco na diagonal. Em seguida, deverá realizar a puxada, fechando o abdômen e empurrando a barra para baixo, por fim, sobe na barra. Uma vez o o praticante conseguindo executar de forma efetiva o muscle up na barra baixa, é o momento de passar para a barra alta.
Como iniciar a execução do Muscle up, na barra alta?
Como o grau de dificuldade aumentará, é necessário que realize este exercício, utilizando como apoio um elástico para facilitar a execução. Assim, o praticante irá colocar o segmento pé nos elásticos, e com isso, a distensão do elástico irá auxiliar na execução do exercício.
Um ponto importante a salientar, é que muitos praticantes já poderão apresentar nível alto de força e questionar a utilização do elástico. Na realidade os elásticos são importantes para auxiliar no desenvolvimento da técnica de execução. Obviamente, chegará um momento em que o praticante não necessitará utiliza-los.
Analisem a vídeo aula!!!