Quais as dificuldades que o praticamente de musculação pode ter ao iniciar a prática da calistenia?
Como é possível acompanhar no vídeo o depoimento do praticante Anderson Lapa que a muitos anos praticava treinamento resistido com pesos ou musculação, a maior dificuldade ao iniciar o treinamento de calistenia foi em relação a coordenação motora especifica.
Obviamente, a musculação melhora a coordenação motora, mas como a calistenia é uma modalidade onde se exige alto grau de coordenação, e movimentos mais complexos ocorre a necessidade de uma coordenação motora mais refinada.
Existe alguma vantagem para quem é praticante experiente em musculação ao ingressar na calistenia?
Possivelmente o indivíduo que vem da pratica da musculação para a calistenia apresentará um significativo grau de força muscular. Portanto, como a prática dos exercícios de calistenia exige uma significativa força muscular esta é uma grande vantagem.
Entretanto, nos exercícios de calistenia a contração muscular ocorre na grande maioria das vezes de forma isométrica, e não isotônica, isto é dinâmica como na musculação. Portanto, é necessário que o praticante venha a desenvolver força e resistência em contrações isométricas para realizar de forma efetiva o exercício. Todavia, é preciso ter claro em mente que o praticamente com uma significativa experiência prévia na musculação já apresente um grau maior de força.
Ta mas será que se pode perder massa muscular ao sair da musculação para a calistenia?
A literatura científica tem apresentado que a melhor metodologia para aumentar força e hipertrofia muscular é musculação. Entretanto, um ponto importante a salientar, é que as outras metodologias são capazes de aumentar o nível das variáveis, no entanto a manipulação das variáveis agudas de treino para isso são mais limitadas em relação a musculação.
No entanto, como apresentado no vídeo, é possível a manutenção e até aumento no volume muscular ao realizar a calistenia. Porém, é necessário ao longo do tempo aplicar quilagens para a execução dos exercícios, e com isso elevar o estresse mecânico e metabólico para o tecido muscular, tendo em vista que são fatores importantes pensando em aumento do volume muscular.
Por fim, é preciso ter em mente que a manipulação das variáveis para proporcionar um treino mais intenso pensando em hipertrofia muscular é um pouco mais difícil.