Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Cinesiologia planos e eixos

Plano transversal ou horizonal – Como identificar

Please log in or register to do it.

Você CONHECE o plano TRANSVERSAL ou HORIZONTAL?
Você sabe, o QUE É esse plano?
Consegue IDENTIFICAR os MOVIMENTOS CORPORAIS que ocorrem nesse plano?
Sabe identificar, em quais PARTES esse plano DIVIDI o nosso CORPO?

E AINDA, qual o RESPECTIVO EIXO do plano transversal ou horizontal?

Plano transversal ou horizontal, é DEFINIDO como um plano que DIVIDI nosso corpo em PARTE SUPERIOR E INFERIOR.
Agora que conhecemos a definição do plano transversal ou horizontal, a pergunta que vem a nossa cabeça é.
Quais MOVIMENTOS que ocorrem no plano TRANSVERSAL ou HORIZONTAL?

Podemos deslocar o plano transversal ou horizontal para uma ARTICULAÇÃO DE INTERESSA, por exemplo, a articulação GLENUMERAL ou do ombro LEMBRANDO que para DEFINIRMOS que um movimento corporal ocorra em um determinado plano, esse MOVIMENTO deve TANGENCIAR esse plano. Então o movimento que ocorre na articulação glenumeral ou do ombro e que TANGENCIA o plano TRANSVERSAL OU HORIZONTAL é definido como, ADUÇÃO E ABDUÇÃO TRANSVERSAL DO OMBRO, e tem como seu respectivo eixo, o EIXO LONGITUDINAL.

Mas porque, DESCREVER esse movimento como adução ou abdução transversal do ombro?

Porque no PLANO CORONAL, já existem movimentos de adução e abdução do ombro, e como no plano transversal ou horizontal também existem movimentos de ABDUÇÃO E ADUÇÃO, iremos DEFINIR esse movimento como adução e abdução no plano transversal ou horizontal do ombro.

Agora podemos por exemplo deslocar o plano transversal ou horizontal para a ARTICULAÇÃO DO QUADRIL, nessa região corporal teremos movimentos de ABDUÇÃO E ADUÇÃO DO QUADRIL, e também com o EIXO LONGITUDINAL.
Um ponto IMPORTANTE, é que esses dois movimentos descritos até agora, NÃO são produzidos a PARTIR da POSIÇÃO DE ORTOSTASE, pois é NECESSÁRIO que o individuo “fuja” inicialmente da posição de ortostase para produzir os movimentos no plano transversal ou horizontal, por exemplo, para adução e abdução transversal do ombro ele precisa primeiro FLEXIONAR O OMBRO até aproximadamente 90 graus, e ai sim produzir o movimento de ABDUÇÃO E ADUÇÃO DO OMBRO, NO PLANO TRANSVERSAL OU HORIZONTAL.

AINDA para as articulações do OMBRO e do QUADRIL,  podemos descrever movimentos que PARTEM da posição anatômica padrão, e que TAMBÉM ocorrem no plano transversal ou horizontal. Na articulação do OMBRO ocorre a ROTAÇÃO EXTERNA E INTERNA DO OMBRO, com EIXO LONGITUDINAL, já no quadril temos uma ROTAÇÃO LATERAL E MEDIAL DO QUADRIL.

Não poderíamos esquecer dos movimentos da COLUNA VERTEBRAL que ocorrem no plano transversal ou horizontal, na região cervical nós temos o movimento de ROTAÇÃO CERVICAL DIREITA E ESQUERDA com o eixo LONGITUDINAL. Ainda temos a ROTAÇÃO TORACOLOMBAR DIREITA E ESQUERDA , também no eixo longitudinal, e  a ROTAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL para direita e para esquerda e seu eixo, é o eixo LONGITUDINAL.

Então SEGUIDOR do TREINO EM FOCO, se você está com alguma DÚVIDA sobre o PLANO TRANSVERSAL OU HORIZONTAL, ou dúvida sobre seu RESPECTIVO EIXO, não PERCA o TEF CINESIOLOGIA de hoje, e tire todas suas dúvidas sobre o PLANO TRANSVERSAL OU HORIZONTAL.

Musculação - Como aquecer?
Rosca alternada com halteres - Como Executar?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors