No agachamento é possível observar alguns erros no momento da execução que podem colocar em risco a integridade física do executante.
Quais os principais erros durante o agachamento?
O agachamento livre é um exercício que apresenta um grande grau de complexidade, desta forma, apresenta demandas bem específicas para o executante. Relembrando no agachamento ocorre o envolvimento do quadríceps, isquiotibiais, adutores, tríceps surral e glúteo máximo de forma dinâmica. Há também, o envolvimento de músculos para realizar a estabilização das articulações, como por exemplo, os eretores da espinha. Ainda, no agachamento ocorre a necessidade de significativa coordenação motora e equilíbrio.
No entanto, é muito comum observar, principalmente cliente iniciantes, curvando as costas durante a execução da descida do agachamento. Obviamente, esta não é uma posição adequada da coluna vertebral, pois não produz boa distribuição de carga sobre os discos intervertebrais, levando ao aumento do risco de uma possível lesão. Diante disso, a primeira tomada de decisão é o profissional indicar que o cliente mantenha as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral.
Todavia, realizando essa orientação, alguns clientes podem ainda não conseguir. Diante disso, uma estratégia, poderia ser utilizar um bastão na região na coluna vertebral e solicitar que o cliente execute o exercício mantendo o contato com o bastão e, assim, consequentemente produzindo manutenção das curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral.
Assim, orientar a execução para uma boa distribuição de carga entre as articulações dinamicamente envolvidas é importante.
Entretanto, ao resolver esse detalhe técnico, um outro problema, poderá começar a ocorrer, que é deslocar muita para trás a região glútea. Com isso, o torque para quadril e também para região lombar da coluna vertebral aumentará e, diminuirá para a articulação do joelho. Diante disso, um ponto importante a salientar é que a carga na coluna vertebral aumentará de forma significativa e, como essa região é o “elo” mais fraco entre as articulações envolvidas, passa a não ser interessante elevar a carga nesta região.
Qual o erro que pode ocorrer no joelho durante a execução do agachamento?
Um outro “problema” que poderá ocorrer durante a execução do exercício de agachamento é a produção do movimento de valgo dinâmico durante a fase excêntrica do movimento. Assim, novamente a primeira tomada de decisão é orientar o cliente a buscar projetar para “fora” o joelho mantendo assim, um bom alinhamento entre quadril, joelho e tornozelo. Desta forma, nenhuma estrutura específica do joelho será sobrecarregada.
No entanto, se esta orientação não resolver a questão da execução, uma estratégia, poderá ser visualizar se há algum grau de fraqueza dos abdutores do quadril, ou até mesmo encurtamento dos adutores.
Analisem a vídeo aula.