A não demarcação dos pontos de medidas pode reduzir a acurácia dos resultados da avaliação antropométrica.
Para realizar uma avaliação antropométrica e morfológica do aluno/cliente é necessário que o avaliador siga de forma rigorosa os procedimentos avaliativos. Ou seja, necessita que realiza da forma mais acurada, a demarcação dos pontos de medida, pinçamento da dobra, colocação adequada e leitura do adipômetro. Como pode-se notar a avaliação antropométrica não é algo tão simples e qualquer descuido por parte do avaliador irá gerar um resultado incoerente, e consequentemente toda o planejamento de treino tende a ser também inadequado. Portanto, neste texto será descrito alguns pontos importantes no momento da demarcação dos pontos de medidas que é o primeiro passo para obtenção dos valores de espessura das dobras cutâneas.
Como realizar de forma adequada a demarcação dos pontos de medidas?
O avaliador deverá ter em mente que esse talvez seja o ponto mais importante da avaliação antropométrica. Ou seja, imaginemos que a demarcação sendo realizada de forma inadequada todos os procedimentos a seguir serão equivocados e consequentemente o resultados da avaliação e prescrição também.
Diante disso, é de suma importância que o avaliador tenha um bom conhecimento anatômico e domine as distancias ao qual as demarcações deverão ser realizadas. Além disso, ter em mente em qual direção e sentido a demarcação deverá ser realizada é também importante. Por exemplo, a demarcação do ponto subescapular tem um direção e sentido totalmente antagônica a demarcação da região da coxa medial.
Outro ponto importante, é que o avaliador deverá utilizar uma caneta ou um marcador ao qual a marcação não venha a “sumir” muito rápido. Como será necessário pelo menos realizar duas medidas em cada ponto, sendo que deve-se medir todos os pontos e depois retornar e realizar a segunda medida em um ponto especifico, utilizar uma caneta com boa marcação é primordial. Hoje em dia, ao adquirir um adipômetro algum já incluem uma caneta especifica para realizar a demarcação.
O avaliador ou o avaliado deve-se movimentar no momento da demarcação?
O Treino em Foco entende que durante esse passo da avaliação é o avaliador que deve-se movimento ao redor do avaliado para as demarcações. Assim, o avaliado deverá se manter o mais imóvel possível para que não venha de alguma forma atrapalhar na acuracidade da obtenção dos valores de espessura das dobras cutâneas por exemplo.
Não demarcar os pontos de medidas pode aumentar a probabilidade de erro?
O Treino em Foco entende que sim, pois entendemos que fica muito difícil o avaliador ter certeza que está pinçando e mensurando a dobra cutânea no ponto ao qual foi protocolo para ser realizado. Portanto, por mais experiência que o avaliador tenha nesta prática é indispensável que realize as demarcações dos pontos de medidas.
Alunos analisem a vídeo aula!!!