Ombros retraídos podem ocorrer em virtude de um encurtamento excessivo de romboides e trapézio fibras mediais.
O que é o desvio de ombros retraídos?
Os desvios posturais de ombro são muito comuns. Diante disso, ombros retraídos é quando toda a articulação glenoumeral ou do ombro é projetada posteriormente.
O que pode levar ao desvio de ombros retraídos?
Obviamente, quando ocorre um desvio postural, vários aspectos poderão levar a este cenário. Todavia, analisando especificamente ombros retraídos, um dos fatores pode ser um desequilíbrio muscular.
Ou seja, como a escapula está “conectada” a articulação glenoumeral, se os músculos romboides e trapézio principalmente as fibras mediais estiverem com um grau de encurtamento grande, poderá deslocar posteriormente a articulação glenoumeral. Atrelado, a isto, uma hipotonia dos músculos antagonistas, isto é, principalmente o peitoral maior, também poderá contribuir para que os ombros fiquem em retração.
Diante disso, o que fazer?
Para os músculos que apresentam um grau significativo de encurtamento, isto é, romboides e trapézio medial, é necessário realizar um trabalho de flexibilidade, para aumentar o grau de extensibilidade e elasticidade.
Já para os músculos que apresentam o grau de hipotonia, principalmente, peitoral maior, é necessário realizar um trabalho de fortalecimento, visando equilibrar o grau de força entre esses pares anatômicos antagônicos. Para isso, é importante realizar os exercícios específicos com uma amplitude de fase excêntrica não muito significativa, focando assim, na ação concêntrica do músculo.
Mas quantas séries e exercícios de flexibilidade e de força eu devo fazer?
Muito provavelmente é pode ser a principal pergunta que você esta fazendo nesse momento do texto. A resposta para esta pergunta é, depende. Ou seja, é necessário realizar uma periodização de treino, obviamente iniciando com um volume e intensidade, tanto para os exercícios de flexibilidade como de força compatível com a condição física atual do cliente.
Diante disso, aplique um determinado volume e intensidade, avalie e, se necessário adeque essas variáveis a longo do treinamento e, assim, até que o problema seja solucionado.
Analisem a vídeo aula!!!