Exercícios isolados são necessários para produzir alta ativação e também ganhos de hipertrofia muscular a longo prazo para bíceps braquial.
Leia também: Qual o exercício que mais ativa Bíceps Braquial?
Nos últimos anos alguns profissionais tem levantado a hipótese de que não há a necessidade de realizar exercícios isolados para bíceps e tríceps. A justificativa principal seria que ao realizar exercícios de puxada e remada, já se teria um ótimo trabalho para bíceps, pois nesses exercícios também se produz a flexão do cotovelo. Esta mesma lógica de pensamento tem sido utilizada para o tríceps braquial, isto é, que já se teria um ótimo trabalho nesse grupo, ao realizar algumas variações do supino.
Mas nessa postagem vamos entender que há sim necessidade de realizar exercícios isolados para bíceps braquial, visando produzir alta ativação e hipertrofia muscular.
Exercícios Isolados e ativação de bíceps braquial – o que se pode observar?
Neste experimento realizado no vídeo, foi observado que ao realizar a remada, mantendo o antebraço totalmente verticalizado, a ativação muscular do bíceps braquial foi bem menor em relação a rosca direta, que é um exercício específico este músculo.
Este comportamento ocorre em virtude que no exercício de rosca direta, ou seja, no exercício isolado o bíceps braquial em conjunto com o braquial e braquiorradial são os agonistas do movimento, pois se produz a flexão do cotovelo para vencer a resistência. Por outro lado, durante a remada curvada, o movimento de flexão do cotovelo, ocorre muito mais em virtude da extensão do ombro produzido. Assim, como as mãos estão conectadas a barra ao estender o ombro também ocorre a flexão do cotovelo.
Portanto, para produzir ativação muscular efetiva para o bíceps braquial, é necessário realizar exercícios isolados, isto é, exercícios ao qual este músculo é o agonista do exercício.
Leia também: Qual o grau de ativação do bíceps na remada unilateral?
Exercícios isolados para bíceps e hipertrofia – o que a ciência mostra?
Em um estudo crônico bem interessante, Mannarino et al., (2019), observaram hipertrofia muscular significativamente maior para o bíceps braquial ao realizar o exercício de rosca direta em relação a execução da remada unilateral com halteres.
Desta forma, tanto do ponto de vista de atividade eletromiografia e hipertrofia muscular, para produzir um trabalho efetivo, isto é, mais significativo para bíceps braquial, existe sim a necessidade de realizar exercícios isolados para esse músculo.
Analisem a vídeo aula!!!