Olhar para o músculo durante a execução de um exercício pode ser uma estratégia para aumentar a ativação muscular.
Leia também: Foco interno x Foco externo – Qual produz maior ativação na eletromiografia?
Olhar para o músculo durante a execução do exercício, como isso pode contribuir no treinamento?
Como demonstrado na vídeo aula, olhar para o músculo durante a execução da rosca direta, proporcionou um aumento ainda maior na ativação muscular. Ou seja, em comparação ao foco externo na execução, o interno proporcionou acréscimo na ativação muscular. No entanto, ao adicionar ao foco interno o olhar para o músculo que está sendo trabalhado, a ativação muscular sofreu um aumento ainda maior.
Leia também: Pensar no Músculo Aumenta a Ativação Também com Peso Alto?
Portanto, diante disso, caso o objetivo seja proporcionar maior envolvimento muscular, ou seja, ativação, mas não seja possível adicionar mais quilagem ou prolongar o número de repetições dentro da série, utilizar o foco interno somado ou não ao olhar para o músculo pode ser interessante.
Apesar de não se ter na literatura uma relação direta entre ativação muscular e ganhos hipertróficos, o estudo de Schoenfeld et al., (2018) demonstrou que ao realizar o foco interno ao longo de oito semanas de treinamento proporcionou maiores ganhos de hipertrofia em relação ao foco externo. Portanto, esta pode ser uma estratégia efetiva para este desfecho neuromuscular.
Mas quando o foco interno e o olhar para o músculo não parecem ser interessante em aplicar?
Novamente a literatura científica apresenta que quando se buscar mobilizar maior quilagem, ganhos de força e resistência muscular, parece ser mais interessante a aplicação do foco externo em detrimento ao interno.
Leia também: Foco interno (conexão mente- músculo), Co-Contração e Estabilização Muscular
Portanto, durante sessões de treino, onde se tem esses objetivos descritos acima, parece ser mais interessante a orientação para o cliente realizar o exercício com seu foco de atenção na técnica de movimento ou na resistência a ser mobilizada. O que parece justificar isso, é que o sistema nervoso se torna mais eficiente, recrutando um menor número de unidades motoras e consequentemente gastando menor nível de energia para realizar os movimentos. O contrário, ocorre ao realizar o foco interno em comparação ao externo.
Analisem a vídeo aula!!!