Realizar a Prancha Abdominal com Bola aumenta de forma significativa a atividade eletromiográfica do reto abdominal
O exercício de prancha abdominal é amplamente executado nas salas de treinamento resistido com pesos, tanto por clientes iniciantes até avançados. No entanto, para realizar a progressão da carga o personal trainer poderá utilizar algumas estratégias.
Quais estratégias poderá utilizar?
Pensando na prancha abdominal clássica no solo, para realizar a progressão de esforço o personal trainer poderá solicitar para que o cliente posicione os seus membros superiores mais à frente em relação ao tronco. Ou seja, ao realizar uma flexão do ombro e portanto projetar os membros superiores a frente, ocorrerá um aumento na braço de momento da alavanca, o que por sua vez repercutirá em um aumento na trabalho muscular gerado (demonstramos em uma vídeo aula).
Entretanto, imaginando que este cliente já esteja realizando a prancha abdominal com uma significativa flexão do ombro, e a região torácica já esteja quase tocando o solo, não parece ser coerente aumentar ainda mais a flexão do ombro.
Diante disso, qual estratégia poderia ser utilizada?
Uma estratégia que o personal trainer poderá utilizar é realizar a adição de uma bola suíça para realizar a prancha. Ou seja, solicitar que o cliente, posicione os membros superiores sobre a bola. Ao realizar essa estratégia se estará adicionando instabilidade ao exercício. Com isso, ocorrerá um aumento na atividade eletromiográfica de alguns músculos envolvidos no exercício, como por exemplo o reto abdominal. Diante disso, o exercício se tornará mais intenso e consequentemente com uma carga de esforço maior.
Portanto, em resumo para aumentar a carga de trabalho sobre os músculos da parede abdominal o personal trainer poderá realizar a adição da bola suíça para realizar o exercício de prancha abdominal. No entanto, é necessário ter claro que esta estratégia aumentar muito a demanda muscular, sendo por exemplo na casa de três vezes mais em relação a prancha clássica.
Alunos, analisem a vídeo aula.