Puxada alta focando no latíssimo reduz a participação do bíceps.
Leia também: Puxada alta frontal – Quais os músculos estabilizadores?
Quais os movimentos e músculos envolvidas na puxada alta?
Este é um dos exercícios mais executados nas salas de musculação quando se tem como principal objetivo treinar “costas”.
Diante disso, os movimentos produzidos durante a fase concêntrica (quando se vence a resistência) são de adução do ombro, solicitando a atuação do latíssimo do dorso, redondo maior, deltoide posterior e também o tríceps braquial na sua cabeça longa. Além disso, também ocorre nesta fase o movimento de rotação inferiores das escapulas, ação do levantador da escapulas e romboides. Já na fase excêntrica (produzida pela resistência) os movimentos de abdução glenoumeral e rotação superior das escapulas são produzidos. Desta forma, os mesmos músculos citados acima serão acionados nesta fase, porém, em contração excêntrica.
No entanto, durante o exercício também ocorre movimento na articulação do cotovelo, isto é na fase concêntrica flexão e excêntrica extensão. Diante disso, os músculos flexores do cotovelo, bíceps braquial, braquial e braquiorradial serão solicitados também.
Durante a puxada alta, se eu focar a atenção no latíssimo diminuiu a ativação do bíceps?
Esta foi uma pergunta que buscamos responder no experimento deste vídeo. Durante a execução da puxada alta, foi realizado o monitoramento eletromiográfico do bíceps braquial. Assim, se executou o exercício de três formas, primeira realizando com foco externo; segundo realizando foco interno no latíssimo do dorso; e terceiro no bíceps braquial.
Leia também: Puxada alta frontal – Quais os músculos envolvidos?
Observou-se que ao realizar o foco interno no latíssimo a ativação do bíceps teve redução. Pelo contrário quando se realizou o foco interno no bíceps e também se olhou para ele, ocorreu aumento na ativação do bíceps.
Qual a aplicação pratica disso?
Portanto, como o objetivo da puxada alta é treinar latíssimo do dorso e por muitas vezes reduzir a participação do bíceps braquial, poderia ser interessante a execução com o foco interno no latíssimo. Pois com essa estratégia é possível produzir redução na participação do bíceps braquial.
Analisem a vídeo aula.