O músculo deltoide forma o desenho dos ombros, por isso é considerado um músculo fortemente estético. O seu desenvolvimento muscular contribui com “ombros largos” que é um objetivo de treino de muitos praticantes de musculação (treinamento resistido com pesos).
Todavia, os deltoides (ombro direito e esquerdo) também são músculos funcinonais pois participam de vários movimentos do ombro. Elevar lateralmente os braços (mais tecnicamente definido como abdução dos ombros) é o movimento principal de todo o deltoide pois, embora não na mesma intensidade, todas as porções do ombro atuam juntas. Na elevação dos braços a frente (flexão do ombro) e elevação para trás (extensão do ombro) somente as porções anteriores e posteriores, respectivamente, atuam. Assim, a porção anterior (feixe da frente) do deltoide produz movimento diferente (antagônico) da porção posterior (feixe de trás).
Assim, todo o deltoide pode ser agonista de movimentos (abdução) ou as porções anteriores/posterior podem ser antagonistas (flexão vs extensão do ombro e abdução vs adução transversal do ombro).
Acompanhe o vídeo de hoje e descubra algumas técnicas de exercícios físicos que ajudarão você a treinar o músculo deltoide.
Busque orientação qualificada SEMPRE… um ótima semana em FOCO com a Treino em Foco.