O que é um braço de alavanca da resistência?
Para consegui identificar e principalmente calcular torque resistido é necessário entender o que um braço de alavanca da resistência. Este é caracterizado pela distância entre o eixo de movimento e o ponto ao qual está sendo aplicado a força de resistência.
Para conseguir entender melhor vamos imaginar o exercício de elevação lateral. Neste o eixo será a articulação glenoumeral ou do ombro. Já a força de resistência estará localizada na mão do aluno/cliente. No entanto, um ponto importante para conseguir identificar o braço de alavanca da resistência é que essa distância entre o eixo e a força de resistência sempre terá que formar um ângulo de 90°. Portanto, sempre quando se buscar identificar o tamanho do braço de alavanca da resistência deverá medir a distância em entre o eixo e vetor da resistência que forme um ângulo de 90°.
O que é o braço de alavanca da força?
Este é caracterizado pela distância também perpendicular, ou seja, que forma um ângulo de 90° entre o ponto o eixo articular e o ponto de inserção do músculo em análise. Para entender melhor esse conceito novamente iremos utilizar o exemplo do exercício de elevação lateral.
Neste a distância entre o centro da articulação glenoumeral ou do ombro e o ponto de inserção do músculos deltoide formando um ângulo de 90° será o braço de alavanca da força.
Qual a relação entre o braço de alavanca da resistência e da força?
Na maioria dos exercícios no treinamento resistido com pesos o braço de alavanca da resistência sempre será maior do que o braço de alavanca da força. No entanto, ao longo das amplitudes de movimento dos exercícios o braço de alavanca da resistência sofrerá maior modificação. Ou seja, utilizando o exemplo da elevação lateral quando aluno/cliente realiza uma adução do braço, o braço de alavanca da resistência irá diminuiu. Por sua vez, o tamanho do braço de alavanca da força sofrerá uma modificação menor do que o braço de alavanca da resistência.
Seguidores, não percam a vídeo aula.