A calistenia é uma metodologia de trabalho que se utiliza o “peso” corpo como resistência ao movimento. A partir desse aspecto, quando poderemos considerar isso como um trabalho de resistência ou força muscular? Confira as colocações do Dr. Prof. João Moura.
seria possivel fazer mudancas nas posições corporais , aumentando a sobrecarga visando um trabalho de hipertrofia ?
Sim Fábio, podem ser utilizados diversos princípios da biomecânica a fim de intensificar a sobrecarga. Tais como aumentar os braços de alavanca, evitar pontos de descanso, não utilizar a energia elástica são alguns exemplos.
A sobrecarga é importante na progressão do treinamento e na calistenia é fundamental o entendimento de onde e como aplicar estes princípios. Possivelmente criaremos uma mini série para detalhar alguns pontos. Abraço
Olá professores…
Por exemplo, flexões de braço.
10 x 10 com intervalos de 1’30 ou 04 x 25 com o mesmo intervalo.
Sendo a mesma pessoa em consideração, o mesmo peso corporal, etc.
10 por 10 não implica um treino visando mais resistência e o de 4 x 25 mais força?
João.
Os dois treinos são para resistência Joao pois o volume é elevado nos dois. Em um treino tu realiza 25 repetições o que caracteriza alto volume de repetições e portanto resistência. quando realizas 10 x 10 tu executas 10 séries o que também é de alto volume, o que caracteriza, NO FINAL DO TRABALHO, um efeito sobre a resistência muscular.
abraço.
normalmento remo uns 500 metros até a rebentaçâo e meus braços tem que aguentar, até eu chegar la, e depois pegar uma, e voltar pra la de novo, fico nesse processo uma duas horas por surf, é muito desgastante!