Uma grande dificuldade dos acadêmicos é definir e principalmente defender a escolha do tema do seu TCC.
Quais as hipóteses do por que alguns acadêmicos tem extrema dificuldade em definir e defender o tema do seu TCC?
De um certo tempo para cá, o Treino em Foco através das suas mídias (Facebook, youtube e instragram) vem recebendo inúmeros perguntas de acadêmicos, questionando como definir um tema para o seu Trabalho de conclusão de Curso (TCC) ou até mesmo pedindo se o tema que ele (acadêmico) escolheu é coerente. Diante disso, o Treino em Foco começou a visualizar que essa é uma dúvida recorrente dos acadêmicos, ou seja, o TCC é muitas vezes o terror dos acadêmicos…kkkkkk.
Muitas vezes essa dúvida para definir ou ter certeza que o tema é relevante, vão ao encontro do baixo nível de leitura dos acadêmicos. Ou seja, durante todo o período da graduação o acadêmico ou não foi estimulado por seus professores ou por sua falta de interessante, não veio a realizar muitas leituras, por exemplo de livros e artigos científicos. Esse cenário no entendimento do Treino em Foco dificultará muito a definição do tema para o TCC.
Entretanto, outro ponto que poderá dificultar a definição e principalmente a defesa do tema de TCC, é a falta de visão prática por parte do acadêmico. Existem muitos acadêmicos que são extremamente teóricos, ou seja, que leem em média cinco artigos científicos por semana e alguns capítulos de livros. Isso é extremamente importante para conseguir realizar um TCC de qualidade, porém, para conseguir defender e justificar a relevância do seu tema de estudo, seria também importante a visão prática, para conseguir extrapolar os resultados do seu TCC de forma mais coerente.
Diante disso, na opinião do Treino em Foco, qual o caminho que os acadêmicos deveriam tomar para conseguir definir e defender de forma coerente seu tema de TCC?
Um primeiro passo que o a acadêmico deverá dar para conseguir definir e defender o seu tema de TCC é iniciar a leitura de livros e artigos. Um ponto importante a salientar, é que essa dinâmica (leitura de livros e artigos) não deverá ser realizadas apenas no sétimo semestre onde realiza-se a matéria de projeto de TCC. Ou seja, seria interessante que o acadêmico começasse a realizar leitura de livros e artigos entre o segundo e terceiro semestre.
Obviamente o acadêmico não conseguirá definir já nesse período da graduação o seu tema de TCC, entretanto, ao iniciar as leituras poderá identificar com antecedência o tema que mais o chama atenção. Um vez identificado o tema, ele poderá já encaminhar a sua leitura mais pesada para esse tema. É importante frisar, que o acadêmico não deverá focar totalmente na leitura de assuntos relacionados ao seu tema. Ou seja, é interessante que venha em alguns momentos realizar leitura de assuntos diferentes, para ter certeza que o seu tema escolhido é o que lhe chama mais a atenção.
Uma vez tendo a certeza do tema, seria interessante que o acadêmicos já começasse a tentar criar o seu problema de pesquisa. Ou seja, com as leituras que ele está fazendo conseguira identificar as lacunas que a literatura apresenta em relação ao seu tema. Diante dessa identificação seria interessante que o acadêmico buscasse gerar um problema de pesquisa para atacar essa lacuna.
Por outro lado, a visão prática também é importante. Como citado anteriormente na primeira parte do texto, aliado a leitura de livros e artigos sobre o tema, seria de extrema valia que o acadêmico conseguisse ter uma visão prática. Ou seja, no momento em que o acadêmico for para a pratica, que são proporcionados nos estágios obrigatórios, é importante que ele compare para visualizar se a lacuna que está descrita nos livros e artigos também é uma lacuna na prática. Caso o acadêmico consiga realizar essa estratégia, possivelmente não terá dificuldade em definir e principalmente defender o se problema de pesquisa para o TCC.
Seguidores, acompanhem a vídeo aula de hoje e visualizem a opinião do Treino em Foco sobre a definição dos temas para TCC.