Para que área evolua é necessário que os profissionais e os acadêmicos de Educação Física consigam realizar um bate-papo ou debate, e não um bate-boca sobre um determinado tema polêmico.
Qual o formado que será adotado para a retomada da série Treino em Foco responde (TEF responde)?
A série TEF responde tem como principal objetivo apresentar a opinião ou posicionamento do Treino em Foco sobre um determinado assunto ou tema. Antigamente, a dinâmica era a seguinte: o seguidor realizava uma pergunta sobre um determinado assunto/tema e o professor João Moura gravava um vídeo apresentando argumentos para defender o seu ponto de vista.
Porém, na retomada dessa série (TEF responde) o Treino em Foco fará diferente. Ou seja, buscando desenvolver e enfatizar a importância de realizar-se um bate papo ou debate sobre um determinado assunto para a evolução da Educação Física, a série trará a opinião de diferentes pessoas, sendo elas, profissionais da aérea e acadêmicos. Diante disso, para um determinado assunto/tema o Treino em Foco convidará diferentes profissionais e acadêmicos para realiza um bate papo ou debate. Com isso, você seguidor, conseguirá identificar diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto, o que poderá facilitar o seu entendimento sobre um determinado tema.
Um outro objetivo com esse novo formato da série, é desenvolver nos profissionais e acadêmicos de Educação Física o costume de realizar debates ou bate-papos/ discussões e não brigas sobre um determinado assunto/tema. Hoje em dia, visualiza-se nas mídias sociais, muitos acadêmicos e profissionais da área realizando um verdadeira “fecha pau” sobre um determinado assunto. Ou seja, é possível identificar agressões verbais, profissionais e acadêmicos falando mal do trabalho e assim denigrindo a imagem do outro profissional, tudo em prol para demonstrar que sabe mais do que o outro. Ao realizar esses verdadeiros barracos ou fecha pau, será difícil a área da Educação Física evoluir. Assim, para constante evolução da área, o Treino em Foco traz como proposta a geração de debates sobre um determinado tema para que s gere reflexões.
Neste primeiro vídeo desse novo formato do TEF responde, o Treino me Foco trará diferentes opiniões dos seguidores (profissionais de Educação Física e não profissionais) a respeito do último vídeo da série Aluno Vacilão. Para relembrar, nesse último vídeo o foco principal foi o aluno que não segue a orientação do profissionais de Educação Física dentro das salas de Treinamento Resistivo com Pesos (TRP) e seguem os treinos realizados pro blogueiras.
Quais foram os comentários e qual a opinião do Treino em Foco sobre a atuação do profissional nas salas de TRP/musculação?
Neste último vídeo do aluno Vacilão, houve grande interação no youtube e muitos foram os comentários. Em um desses comentários uma seguidora escreveu que em academias grandes os personais não explicam direto o exercício, e tampouco esperam o cliente executar para visualizar se o mesmo está realizando corretamente. Diante disso, o Treino em Foco entende que o personal trainer ou o professor de Educação Física que está atuando na orientação na sala de TRP, deverá estar atento a todo momento na execução do treino do cliente. Muitas vezes, a academia poderá estar cheia o que dificultará o profissional conseguir realizar a correção dos clientes. Caso esteja ocorrendo essa situação o profissional deverá chamar o gestor da academia e informar que esta sobrecarregando e assim não conseguindo atender todos os cliente. Entretanto, independente da situação o profissional deverá buscar se esforçar ao máximo para atender os clientes.
Outro seguidor, apresentou que muitos profissionais de Educação Física quando estão atuando na academia tem que fazer várias funções como: atende na recepção, cobrar mensalidade, limpar a acadêmica, algumas vezes tem que arrumar os aparelhos e ainda estão com o salário atrasado. Diante disso tudo citado acima, o seguidor descreveu que o profissional ficará desmotivado. Ai está um grande problema das academias. É comum em acadêmicas pequenas ou até mesmo de médio porte, o profissional de Educação Física tem que realizar essas várias funções. O Treino em Foco entendi que o profissional deverá no momento em que está atuando na sala de TRP, estar totalmente focado na prescrição e monitoramento dos clientes dentro da sala. Obviamente, quando o fluxo de clientes baixar, nada impede o profissional realizar um ajuste na sala de TRP como por exemplo arrumar algo simples de algum aparelho.
Já a outro questão que o seguidor levantou (sobre atraso do salário) é bem delicada. Obviamente que ninguém quer trabalhar de graça. Entretanto, o Treino me Foco entende que o profissional que encontra-se com o salário atrasado, deverá continuar tentando realiza o melhor trabalho possível, pois os clientes estão pagando por um serviço e não tem nenhuma culpa dos atrasos do salário.
Outro comentário realizado, é que muitos profissionais dentro das salas de TRP/musculação não são abertos para opinião dos alunos/clientes. Ou seja, alguns profissionais quando seu cliente chega com uma informação, ou um exercício que ele (cliente) visualizou na internet, o profissional não aceita nem visualizar ou escutar qual essa informação e já vai logo falando a frase “TUDO QUE TEM NA INTERNET É UMA PORCARIA”. O Treino em Foco entende que o profissional deverá escutar ou visualizar as informações que o seu cliente/aluno está trazendo até ele. Em seguida, ele (profissional) deverá avaliar essa informação e justificar para o seu cliente/aluno se essa é válida ou não. Com essa estratégia, o profissional estará ensinando ao seu cliente onde buscar informação confiáveis na internet, e não sendo um profissional arrogante.
Porém, alguns seguidores realizaram comentários apresentando as atitudes equivocadas dos próprios alunos dentro das sala de TRP/musculação.
Quais foram os comentários e qual a opinião do Treino me Foco sobre a atitude dos alunos dentro das salas de TRP/musculação?
Um seguidor descreveu que muitos alunos chegam passando os exercícios para os seus colegas que são iniciantes no treinamento de TRP/musculação. O Treino em Foco entende que esse é uma ocorrência totalmente errada dentro das salas de TRP/musculação. Diante de uma situação dessas, o profissional deverá chegar ao aluno/cliente que está prescrevendo os exercícios ao amigo e informar que essa é uma atitude totalmente errada. Ou seja, o profissional deverá deixa claro tanto ao “aluno professor” quanto ao seu amigo iniciante é que ele (profissional) está capacitado para avaliar e prescrever o treinamento, em acordo com as necessidades e limitações do cliente.
Seguidores, não percam a vídeo de hoje e analisem a opinião do Treino me Foco sobre os comentários do vídeo da série do aluno vacilão, que segue os treinos de blogueiras.