Na prancha abdominal lateral deixar o corpo mais inclinado pode ser uma estratégia de reduzir a intensidade de esforço muscular.
Mas como realizar essa estratégia na prancha abdominal lateral?
Do ponto de vista biomecânico, quanto mais horizontalizado o corpo, maior será a capacidade da força gravitacional agir sobre os centros de massa. Diante disso, o torque resistivo e muscular produzido irão aumentar de forma exponencial.
Assim, durante a prancha abdominal lateral, uma forma de intensificar o esforço muscular, sem alterar de forma abrupta a técnica de movimento do cliente, é posicionar steps sobre os pés do mesmo. Com isso, o principalmente os seguimentos inferiores, pé, pernas e coxas ficarão mais horizontalizados e, com isso a força gravitacional conseguirá agir de forma mais efetiva sobre os seguimentos corporais. Diante disso, proporcionando maior torque resistivo e muscular.
No entanto, caso o objetivo seja proporcionar uma redução na exigência muscular ao longo da execução e, com isso proporcionar que o cliente consiga o tempo sob tensão maior, uma estratégia é ao longo da série, retirar os steps.
Mas, como eu poderia fazer essa estratégia?
Como demonstrado no vídeo, com a extensão da série, isto é, o aumento do tempo sob tensão, é normal que o cliente comece a entrar em fadiga. Diante disso, se caso o seu objetivo, seja prolongar a série e, consequentemente o tempo sob tensão, uma estratégia poderá ser retirar os steps ao longo das séries e com isso proporcionar que o corpo do mesmo fique mais inclinado.
Com a inclinado do corpo, a ação da força gravitacional sobre os centros de massa dos seguimentos, coxa, pernas e pé, será menos efetiva, o que levará a uma redução no torque resistivo e muscular produzido. Com isso, uma redução da exigência muscular e o que proporcionará o cliente a conseguir prolongar o tempo sob tensão.
Analisem a vídeo aula.