Um aluno/cliente que não reveza a utilização dos aparelhos na sala de musculação, poderá gerar problemas de relacionamento dentro da academia.
Qual um dos problemas que ocorre nas academias de ginástica?
Hoje em dia nas academias de ginastica existem muitos alunos/clientes que utilizam em suas sessões de treinos diferentes sistemas de treinamento. Esses sistemas ou métodos são utilizados com o objetivo de gerar um estresse fisiológico maior, visando potencializar os aumentos de força muscular e também os ajustes hipertróficos. Diante disso, existem alguns sistemas de treino em que são necessários a utilização de alguns equipamentos de forma seguida. Por exemplo, na realização do Biset e Triset, que são sistemas onde o aluno/cliente executada dois e três exercícios de forma seguida, respectivamente para o mesmo grupo muscular. Ou seja, ao realizar esses sistemas de treino citados, o aluno/cliente necessitará utilizar de forma simultânea dois ou três aparelhos.
Diante disso, esse cenário poderá atrapalhar um pouco o bom andamento das atividades da academia, pois será necessário a utilização de alguns aparelhos de forma seguida. Uma saída para esse cenário, seria o aluno/cliente que está executando um desses sistemas de treino (Biset ou Triset), revezar com outro aluno/cliente que necessita utilizar o mesmo aparelho. Todavia, isso muitas vezes não ocorre nas academias de ginastica. Ou seja, o aluno/cliente que está executando o sistema de treino, não reveza com o outro aluno/cliente, sendo uma atitude totalmente equivocada. Pois, seria totalmente possível revezar um aparelho enquanto ele (aluno/cliente) que está realizando o Biset ou Triset esteja em outro.
Um outro cenário que corriqueiramente ocorre nas academias de ginástica, são os aluno/clientes que não revezam um aparelho com o outro aluno/cliente. Isto é, ele (aluno/cliente) quando o outro aluno/cliente chega a ele e solicita para realizar o revezamento, imediatamente nega. O Treino em Foco entende essa atitude como totalmente equivocada por parte do aluno/cliente que não quer revezar, pois seria totalmente possível ocorrer essa dinâmica (revezamento) durante a execução das séries.
Por fim, ainda existem aqueles alunos/clientes que utilizavam determinados aparelhos para executar outros exercícios que poderiam ser realizados em outro local da academia. Por exemplo, é muito comum visualizarmos alunos/clientes executando o exercício de rosca concentrada sentando ou apoiando um dos pés sobre o banco do supino. Com isso, esse aluno/cliente estará limitando a utilização do banco de supino. Muitas vezes quando um outro aluno/cliente chega e solicita se poderia utilizar o supino, ele (aluno/cliente) fica bravo e passa a ser grosso. O Treino em Foco entende essa atitude como totalmente equivocada por parte do aluno/cliente que está realizando por exemplo a rosca direta no banco do supino.
Diante das situações descritas acima, qual a atitude que o profissional de Educação Física que está atuando na sala de musculação deveria tomar?
Em algumas academias essas situações descritas acima, podem vir a gerar conflitos dentro da sala de treinamento resistido com pesos ou musculação. Para que isso não venha a ocorrer, o profissional de Educação Física que está atuando como professor na sala deverá tomar algumas providencias.
O Treino em Foco entende que em um primeiro momento o profissional deverá chegar ao aluno/cliente que não quer revezar o aparelho de uma forma descontraída, por exemplo pedindo a ele quantas séries faltam para encerrar e solicitar que um próximo treino ele venha a revezar com outro aluno/cliente quando necessário. Entretanto, se em um próximo momento esse cenário voltar a ocorrer, o profissional de Educação Física deverá novamente dirigir-se a esse cliente e agora de uma forma mais direta, porém com educação, solicitar que ele venha a revezar com os outros alunos/clientes.
Todavia, se ainda em um outro momento esse cenário ocorra, agora será necessário que o profissional de dirija ao aluno/cliente e o informe que essa sua conduta, de não querer revezar o aparelho está atrapalhando o bom funcionamento da academia e que todos os clientes pagam o mesmo preço de mensalidade, então tem o mesmo direito que ele. É preciso salientar, que essas orientações descritas acima no texto são somente um norte de como o profissional de Educação Física poderia atuar diante dessas situações. Obviamente, existem outras formas de lidar com essa situação.
Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e visualizem a opinião do Treino em Foco sobre esse problema que ocorre nas academias.