Alunos/clientes que não definem seu objetivo com o treinamento poderão atrapalhar o trabalho do profissional de Educação Física nas academias.
Por que os alunos/clientes que não definem um objetivo poderão atrapalhar o trabalho do profissional de Educação Física dentro das salas de treinamento resistido com pesos ou musculação?
Com o entendimento dos benefícios causados com a pratica de sessões de treinamento resistido com pesos ou musculação, o número de praticantes nos últimos anos dessa modalidade tem aumentado vertiginosamente. Diante disso, alunos/clientes ingressam nas academias com diferentes objetivos. Ou seja, alguns buscam aumentar seus níveis de força muscular, outros produzirem ajustes hipertróficos (aumento do volume muscular), outros ainda melhorar a resistência muscular local e geral, melhora da estética e por fim um pequena parcela que busca produzir aumento nos níveis de potência muscular para melhorar o seu desempenho em algum esporte.
Dessa forma, é possível identificar alunos/clientes que já chegam na academia com um objetivo bem definido. Por outro lado, existem alguns alunos/clientes que não chegam com um objetivo bem definido. Porém, quando profissional de Educação Física começa a conversar com esse aluno/cliente, ele consegue traçar e definir de maneira mais clara seu objetivo. Todavia, ainda existem os alunos/clientes que não conseguem definir e ainda pior que a cada semana mudam o seu objetivo. Em uma determinada semana o aluno/cliente quer aumentar a massa muscular (hipertrofia), em uma outra semana quer aumentar a sua resistência muscular localizada e geral, na próxima semana já quer aumentar aos níveis de força e numa próxima semana quer aumentar seus níveis de potência muscular. Ou seja, a cada semana esse aluno/cliente muda o seu objetivo.
É importante salientar que essa atitude do aluno/cliente em mudar a toda semana o seu objetivo poderá atrapalhar o trabalho do profissional de Educação Física. Pois, a toda semana ele (profissional de Educação Física) terá que realizar um nova prescrição de treino para esse aluno/cliente. Como sabemos, realizar um prescrição não é algo de uma hora para outra, ou seja, para prescrever de forma adequada é necessário tempo para avaliar todas as variáveis e assim selecionar os exercícios e a dose de carga de esforço da melhor maneira possível. Dessa forma, do momento em que o profissional a toda semana ter que realizar uma nova prescrição para um determinado aluno/cliente, os treinos para os outros alunos/clientes serão atrasados. Um outro ponto é que, esse aluno/cliente que não defini o seu objetivo, possivelmente não conseguirá ao final de um tempo atingir um dos objetivos, o que poderá fazer com ele venha a ficar frustrado e abandone a pratica de exercícios físicos.
Diante desse cenário, na opinião do Treino em Foco qual a conduta que o profissional de Educação Física poderia tomar?
O Treino em Foco entendi que em um primeiro momento o profissional de Educação Física deverá ter uma conversa amigável com esse aluno/cliente. Nessas conversa ele (profissional de Educação Física) deverá buscar entender se essa falta de foco do aluno/cliente ocorre apenas na prática dos exercícios físicos. Ou seja, seria interessante que o profissional consiga identificar de uma maneira sutil se essa indefinição também ocorre nos outros assuntos da vida desse aluno/cliente.
Caso o profissional consiga identificar que essa indefinição esteja apenas ocorrendo com pratica dos exercícios físicos, passaria a ser interessante que ele (profissional) comece a deixar claro ao cliente os possíveis problemas que essa cenário está trazendo. Isto é, deixar claro que com essa atitude dificilmente ele (aluno/cliente) conseguirá atingir qualquer um dos objetivos que ele tem. Assim, é necessário deixa-lo ciente que precisa focar em um dos objetivos. Também nesse momento, é interessante que o profissional deixe claro que essa indefinição por parte do aluno/cliente, poderá atrapalhar a condução do trabalho do profissional. Portanto, passa a ser interessante que deixe claro ao aluno/cliente que mudar toda semana sua ficha de treino, atrapalhará a prescrição do treino par aos outro alunos/clientes.
Por outro lado, caso o profissional de Educação física identifique que esse aluno/cliente apresente problemas de indefinição ou falta de foco também em outros assuntos da sua vida, seria interessante que oriente a ele procurar ajuda de um psicólogo.
Seguidores, não percam o vídeo de hoje e visualizem a opinião do Treino em Foco sobre esse assunto.