Ponto zero é uma técnica de treino desenvolvida pelo fisiculturista Fernando Sardinha.
Qual a lógica fisiológica do ponto zero?
Em exercícios de musculação, durante a fase excêntrica do movimento, isto é, quando o indivíduo se deixa vencer pela resistência, os sarcômeros acumulam energia elástica. Diante disso, se ao final da fase excêntrica, o indivíduo já realizar a fase concêntrica, esta energia elástica acumulada é transformada em energia cinética. Portanto, está energia elástica irá auxiliar no trabalho contrátil do sarcômero.
Diante disso, ao aplicar a técnica do ponto zero, e assim realizar uma pausa no final da fase excêntrica do movimento, esta energia elástica é dissipada em calor. Diante disso, podemos imaginar que os sarcômeros irão sofrer uma carga maior para vencer a resistência, pois, os componentes elásticos do sarcômeros não irão conseguir contribuir.
Para quem é interessante utilizar o ponto zero?
Ponto zero pode ser uma estratégia para alterar o estimulo de treino ao longo do tempo. Desta forma, como indivíduos que buscam maximizar os ganhos de hipertrofia muscular, buscam sempre alteração sistemática dos estímulos de treino, aplicar o ponto zero em algum momento da periodização poderia ser interessante.
Quais os cuidados ao aplicar o ponto zero?
Obviamente, é necessário ter um bom entendimento de biomecânica para conseguir identificar se um determinado exercício é passível ou não em se aplicar o ponto zero. Assim, os exercícios onde no final da fase excêntrica se produza um braço de momento da alavanca parecem ser os exercícios mais interessantes para se aplicar o ponto zero.
Por outro lado, exercícios onde se tem uma redução ou praticamente anulação do braço de momento da alavanca, aplicar o ponto zero não parece ser uma estratégia interessante.
Analisem a vídeo aula!!!