Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Torque na Musculação

Agachamento na polia é eficiente?

Please log in or register to do it.

Qual a variação de agachamento que os profissionais de educação física vem prescrevendo para os alunos/clientes?

Hoje em dia nas academias de ginastica é muito comum visualizar os profissionais de educação física prescrevendo diferentes variações e exercícios par aos seu alunos/clientes. Muitas vezes essa estratégia tem como principal objetivo acima de tudo motivar o seus alunos/clientes a continuar com a prática do treinos.

Assim, uma variação é realizar o exercício de agachamento na polia. Neste o aluno/cliente se posicionará a frente da polia, e realizará a pegada na barra. Em seguida, segurando a mesma (barra) executará os movimento de flexão do quadril, joelho e dorsiflexão (fase excêntrica) e em seguida os movimento de extensão do quadril e joelho e flexão plantar (fase concêntrica). Dessa forma, os profissionais de educação física prescrevem esses exercícios para trabalhar quadríceps, e também isquiotibiais e glúteo máximo.

Tem alguma diferença executar o agachamento na polia perto ou longe do aparelho?

Levando em consideração a articulação do quadril, quando o aluno/cliente executa o exercício perto da polia, no início do movimento (com o quadril e joelho estendidos), o braço de alavanca será pequeno. Assim, o torque resistivo e muscular também. Já quando começa a realiza a fase excêntrica do movimento (flexão do quadril), em cadeia cinética fechada, o braço de alavanca e assim torque resistivo e muscular começarão a aumentar. Já quando aluno/cliente atingir os 90° de flexão do quadril, ou seja quando as coxas estiverem paralelas ao solo, dar-se o maior braço de alavanca e portanto torque resistivo e muscular.

treino_em_foco_agachamento_na_polia

Por outro lado, quando o aluno/cliente executar o exercício mais longe em relação ao parelho algumas mudanças ocorrerão. Com essa variação no início da estudo já será produzir um braço de alavanca e assim torque resistivo e muscular maior do que quando se está próximo. No entanto, da mesma forma como na variação anterior, quando o aluno/cliente começar a realizar a fase excêntrica o braço de alavanca e assim torque resistivo e muscular começará a aumentar. Porém, antes mesmo de atingir os 90° de flexão do quadril, ou as coxas ficarem paralelas ao solo, o braço de alavanca começará a diminuir. Assim, o torque resistivo e muscular também.

No entano, nesta variação quando o aluno/cliente atingir os 90° de flexão do quadril, em virtude o cabo estar quase praticamente horizontalizado, ocorrerá a tendência de realização de uma flexão do quadril e com isso tracionando o corpo para frente. Dessa forma, se produzirá uma tendência mais forte de desestabilizar o corpo do aluno/cliente do que produzir resistência quando o movimento de extensão do quadril e joelho.

treino_em_foco_agachamento_na_polia

E do ponto de vista prático o que essa informação pode ajudar?

Como descrito acima, em virtude da variação do agachamento mais longe do aparelho produzir uma forte tendência de desestabilizar o corpo no final da fase excêntrica, passa a ser mais interessante a execução do mesmo mais próximo a polia.

treino_em_foco_agachamento_na_polia

Seguidores, não percam essa vídeo aula.

Abdominal na cabo - Perto ou longe da polia?
Personal trainer deve cobrar nas férias?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors